Coluna Esplanada

Esplanadeira: ‘Sou brasileiro e não desisto’, com Dilma, Cunha e Del Nero

Leandro Mazzini

Esplanadeira é a seção do blog com as curtinhas do dia

SOU BRASILEIRO 

Da série ‘sou brasileiro e não desisto nunca’. Ninguém renuncia, apesar das evidências: Dilma, após a maquiagem nas contas; Eduardo Cunha, apesar das contas na Suíça; e Del Nero, da CBF, parceiro administrativo dos rolos do agora detento José Maria Marin.

Quando a imprensa caiu de pau em Ibsen Pinheiro, por suposta conta secreta, o peemedebista, cotado para o Planalto, renunciou ao cargo de presidente da Câmara.

COMPENSAÇÃO NA CANETADA

A presidente Dilma arrumou jeito de compensar os Estados com os tão requisitados repasses retidos do benefício da Lei Kandir. Sancionou a lei 13.166, que dispõe sobre ''auxílio financeiro aos Estados e municípios'' referente a 2014, para fomentar as exportações.

FIM DAS PEDALADAS?

O Governo tomou jeito. O Decreto presidencial nº 8.535, ''dispõe sobre a contratação de serviços de instituições financeiras pelos órgãos e entidades do Poder Executivo federal''. Aparentemente, é freio de arrumação para cessar as 'pedaladas'.

SEGUNDAS FÉRIAS

Congressistas indicam curiosa coincidência nas greves dos bancários. Tradicionalmente eles paralisam as atividades perto dos feriadões de outubro (12) e novembro (2).

HÁ VAGAS!

De um setor o mercado não pode reclamar nesta crise na economia. No País dos carros (onde o transporte público não funciona), os flanelinhas lucram muito. Guardar vaga e ajudar na manobra virou grande negócio.

Em Brasília, um deles foi expulso à mão e sob ameaça, por um tal 'Carioca', de amplo estacionamento público em frente ao edifício PO 700. Em 2006, um flanelinha oferecia a R$ 1.800 um espaço (público) de 3 pilastras debaixo do Elevado Paulo de Frontin, na região central da cidade.

SUCESSÃO NA PF

O delegado Marcos Leôncio fez o sucessor na presidência da Associação Nacional dos Delegados de PF: com 97,15% dos votos, foi eleito Carlos Eduardo Miguel Sobral.

O Blog no Twitter e no Facebook