Coluna Esplanada

Para secretário de desenvolvimento de MG, Samarco foi vítima do rompimento

Leandro Mazzini

Foto extraída do site do pco.com.br

Foto extraída do site do pco.com.br

O secretário de Desenvolvimento de Minas, Altamir Rôso, se envolveu numa confusão por declarações sobre a tragédia em Mariana.

Rôso disse que a Samarco foi vítima do rompimento. E que a fiscalização ambiental deve ser feita pelo setor privado. A declaração foi feita na última sexta-feira, dia seguinte ao acidente, num fórum da FIEMG sobre mineração.

Nada mais plausível para um público seleto um discurso direcionado para agradá-lo, mas o secretário se esqueceu das consequências e a dor de cabeça com a repercussão foi grande. Soltou nota no sábado dizendo que foi mal interpretado. Não convenceu.

''Esclareço que houve um mal-entendido em minha declaração dada ontem (6/11) sobre o desastre ocorrido com o rompimento de duas barragens de rejeitos de mineração em Mariana. Definições sobre responsabilidades e penas para a empresa cabem somente às autoridades competentes, que devem estabelecê-las no tempo determinado legalmente.

Minha posição é de que agora, neste momento de sofrimento, o Estado trabalhe por todas as vítimas do acidente – população dos distritos atingidos e trabalhadores da mineradora Samarco – e pela redução dos impactos ambientais decorrentes do desastre''.