Coluna Esplanada

Com Lula pré-candidato, surgem potenciais vices no atual cenário

Leandro Mazzini

Foto: Folha,UOL

Foto: Folha,UOL

Com o enfraquecimento do Governo Dilma e o troca-troca de ministros, a despeito do fôlego contra o impeachment e da leve retomada na avaliação nas pesquisas, Luiz Inácio Lula da Silva é potencial candidato a presidente em 2018.

O desafio é escolher o vice. Grãos petistas indicam que ele trabalha dois cenários.

Num deles, o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles figura como preferido. O nome retoma a credibilidade internacional, traz investidores e acalma o mercado.

Há também o fator político, e Lula sabe que precisa negociar com um grande partido. Neste ponto, Sérgio Cabral é cotado, caso o vice-presidente Michel Temer caia do comando do PMDB no congresso do partido em março de 2016.

Neste sentido, só daria certo se o PMDB renovasse a parceria com o PT. Neste caso, o pré-candidato do partido ao Planalto, Eduardo Paes, prefeito do Rio, disputa o Governo do Rio. Aliás, este é o plano A de Paes, embora seja alçado a presidenciável por caciques do PMDB.

Caso Michel Temer permaneça no comando do PMDB – o que se mostra difícil– Lula terá de rever sua estratégia com o partido hoje aliado.

O Blog no Twitter e no Facebook