Coluna Esplanada

Lama da Samarco não atingiu Abrolhos e Trancoso, informa governo da Bahia

Leandro Mazzini

Foto de Manu Dias - Gov. da Bahia

Foto de Manu Dias – Gov. da Bahia

A lama da barragem rompida da Mineradora Samarco não atingiu o litoral Sul da Bahia – em especial o arquipélago de Abrolhos e as praias de Trancoso e Arraial D'Ajuda.

É o que informa a assessoria do Governo da Bahia, que divulgou fotos da região de Abrolhos nesta tarde de sexta (8). Segundo a assessoria, a equipe técnica ''não identificou nenhum tipo de sedimento visível''.

A suspeita de que a água na região já teria sido contaminada pela lama foi levantada oficialmente pelo Ibama, circulou nas redes sociais e acendeu o alerta na Secretaria de Meio Ambiente. O secretário Eugênio Spengler sobrevoou o litoral Sul baiano por três horas e não constatou manchas na água. Haverá ainda coleta de amostras para exames.

Atualização sexta, 8, 17h43 – O secretário encerrou por volta das 17h o sobrevoo no litoral sul e a assessoria informou que Abrolhos e Trancoso estão a salvo. Foi constatada uma faixa de mancha num trecho do litoral sul, próximo ao Espírito Santo, mas bem longe do arquipélago. A água foi coletada para exames e o resultado sai em 15 dias.

O Blog no Twitter e no Facebook

Foto de Manu Dias - Gov da Bahia

Foto de Manu Dias – Gov da Bahia