Coluna Esplanada

Exército reclama de Orçamento, mas ministro tranquiliza Força

Leandro Mazzini

Foto: ABr

Foto: ABr

O cenário indica que permanecem ''em trincheiras opostas'' o ministro da Defesa, o comunista Aldo Rebelo, e o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas.

O motivador da batalha declaratória, novamente, é o orçamento enxuto previsto para a pasta este ano, que pode afetar ações das Forças Armadas.

Há dias, Villas Bôas soltou o verbo na posse do comandante militar do Sul, Edson Pujol, em Porto Alegre.

O militar disse que o contingenciamento ''Pode provocar a interrupção de projetos, com enorme prejuízo à continuidade e perda de tecnologia. Há restrições no nosso funcionamento no dia a dia'', revelou.

Em tom conciliador embora lacônico, o ministro Aldo Rebelo rebate o oficial: ''Não vamos interromper nem comprometer nenhum programa. Todos serão mantidos'', garantiu à Coluna.

O general também salientou que o que mais preocupa é o Sistema Integrado de Monitoramento das Fronteiras (Sisfron). Em audiência no Senado no fim de 2015, o comandante do Exército já fizera duras críticas aos cortes na Defesa e ao Governo, sobre mau combate ao narcotráfico. O ministro afirma que o programa é prioridade.

Ao ser indagado de quem partiu a ordem para as Forças Armadas descruzarem os braços e assumir o front da guerra de combate Aedes aegypti, o ministro Aldo desconversou em papel de soldado: ''Não fiz essa pergunta à presidente ou ao ministro da Saúde (Marcelo Castro). Cumpro funções que me são delegadas''.

Aldo está no cargo porque é dos poucos políticos admirados e respeitados pelos militares.

O Blog no Twitter e no Facebook

Colaborou Walmor Parente