Coluna Esplanada

Polêmica marca escolha de líder do PP na Câmara

Leandro Mazzini

Atualizada Quarta, 17, 12h33 – O líder do Partido Progressista na Câmara, Eduardo da Fonte (PE), abriu mão de disputar a recondução e indicou o colega Cacá Leão para o pleito. Ele e o ex-ministro Aguinaldo Ribeiro (PB) disputam a vaga, na eleição prevista para ocorrer ao meio-dia. A bancada rachou.

Os apoiadores de Aguinaldo alegavam que Dudu da Fonte não poderia disputar a reeleição à liderança do PP.

Parlamentares lembram que o partido aprovou mudança no estatuto, que proíbe o líder da legenda de se reeleger dentro de um mesmo mandato. O grupo pró-Eduardo rebate a afirmação, afirmando que a maioria da bancada é soberana. O PP é dono da quarta maior bancada na Câmara, com 40 deputados.

Maioria, o grupo a favor da recondução do atual líder alega que Aguinaldo não tem chance de ganhar a disputa por não ter dado nenhuma atenção à bancada à época em que era ministro.

''Enquanto nós pedíamos, em 2013, recursos para infraestrutura nos estados, ele destinou do Ministério da Cidade só para a terra dele (Paraíba) mais de 40 milhões de reais. O PP tinha um ministro que só olhava para o próprio umbigo'', desabafou um veterano parlamentar.

O Blog no Twitter e no Facebook