Coluna Esplanada

Delegados da PF lançam campanha por autonomia e contra aparelhamento

Leandro Mazzini

adpf1

Os delegados da Polícia Federal reúnem-se hoje em Brasília para lançar um manifesto pela autonomia da corporação, contra a corrupção e a eventual tentativa de aparelhamento político-partidário da instituição. Dezenas de delegados de todos os Estados desembarcaram na capital federal para o evento, hoje à tarde, na sede da ADPF, a associação da classe.

Segundo a ADPF, ''o objetivo da campanha é sensibilizar a população e, principalmente, os parlamentares para a importância de se aprovar a Proposta de Emenda à Constituição 412/2009, que confere à instituição autonomia garantida pela Constituição Federal, para que não haja interferências políticas e governamentais no trabalho da PF''.

A autonomia orçamentária, administrativa e funcional é tema da PEC 412/09, em tramitação na Câmara dos Deputados. Se aprovada no Congresso e promulgada, a Polícia Federal vai contar com a mesma autonomia que hoje é conferida à Defensoria Pública e ao Ministério Público.

Mês passado o presidente da ADPF, Carlos Eduardo Sobral, começou a mobilização da classe diante das especulações da troca de ministro – que se confirmou – por pressão política contra a operação Lava Jato.

A associação vai realizar palestras, seminários, apoio a eventos esportivos como a Corrida contra a Corrupção, e investir pesado em ações nas redes sociais para conclamar o apoio da população. A PF e suas entidades têm grande credibilidade popular pelas ações contra a corrupção nos últimos anos.

O Blog no Twitter e no Facebook