Coluna Esplanada

PEC Anti-Lula 2018 avança na Câmara sob relatoria do DEM

Leandro Mazzini

elmar

Não bastasse o inferno policial-judicial vivido pelo ex-presidente Lula, que pode forçá-lo a desistir de uma candidatura à Presidência em 2018, avançou na Câmara sem alarde uma Proposta de Emenda à Constituição que detona de vez seu projeto político, se aprovada e promulgada.

É a 'PEC Anti-Lula', nº 125, que proíbe nova eleição de quem já foi reeleito para cargo Executivo. O deputado opositor ao PT Elmar Nascimento, do DEM da Bahia, pegou a relatoria na Comissão de Constituição e Justiça.

Há motivação política. A autora da PEC é a deputada federal Cristiane Brasil (PTB), filha do ex-mensaleiro Roberto Jefferson. O DEM tem a relatoria e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, faz vista grossa.

A proposta é chamada de 'PEC da reeleição descontinuada'. Pode ganhar força para ir a plenário logo, ou também pode ser barrada, porque atinge os projetos de outros políticos.

Há quem aposte que caciques vão atuar para barrar a proposta. Se aprovada e promulgada, a PEC também proíbe nova eleição de governadores e prefeitos reeleitos.

O Blog no Twitter e no Facebook