Coluna Esplanada

Celso Daniel assombra PT: PF prende Ronan Pinto, investigado na morte

Leandro Mazzini

ronan1

Ronan Maria Pinto, dono da Expresso Nova Santo André, preso hoje na 27ª fase da Lava Jato da Polícia Federal, foi investigado na morte do prefeito petista Celso Daniel em 2002.

O empresário foi condenado pela 1ª Vara Criminal de Santo André ano passado por liderar esquema de propinas na gestão do então prefeito do PT. Com ele, também foram sentenciados Sérgio Gomes da Silva, o 'Sombra', e o ex-secretário de Serviços Municipais da cidade Klinger Luiz de Oliveira Sousa.

Na prisão de hoje, Ronan foi levado pela PF sob suspeita de participação no esquema do Petrolão, no caso que envolve o pecuarista José Carlos Bumlai e o polêmico empréstimo do BNDES.

A operação de hoje, batizada de ''Carbono 14'' – provavelmente sobre a origem dos escândalos na Era PT – levou para a cela também Silvinho Pereira, com mandado de prisão, e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, com condução coercitiva.

O Blog no Twitter e no Facebook 

Atualização sexta, 1, 14h53 – Pela manhã, a assessoria de Ronan Pinto soltou uma nota oficial:

Há meses reafirmamos que o empresário Ronan Maria Pinto sempre esteve à disposição das autoridades de forma a esclarecer com total tranquilidade e isenção as dúvidas e as investigações do âmbito da Operação Lava Jato, assim como a citação indevida de seu nome. Inclusive ampla e abertamente oferecendo-se de forma espontânea para prestar as informações que necessitassem.

Mais uma vez o empresário reafirmará não ter relação com os fatos mencionados e estar sendo vítima de uma situação que com certeza agora poderá ser esclarecida de uma vez por todas.

Solicitamos à imprensa atenção a essa nota e mais seriedade e sobriedade na apresentação do empresário, assim como nas informações e afirmações que vêm sendo feitas e divulgadas. Todas as denúncias que o envolveram ao longo dos anos foram ou estão sendo investigadas e Ronan Maria Pinto vem sendo defendido e absolvido. A mais recente, uma sentença de primeira instância, onde houve condenação, encontra-se em grau de recurso.

 

O Blog no Twitter e no Facebook