Coluna Esplanada

Koch Brothers querem Serra no Itamaraty, com perfil neoliberal

Leandro Mazzini

Os irmãos David e Charles Koch, dois dos maiores bilionários americanos, do setor de xisto e indústria pesada, sonham ver o senador José Serra no Itamaraty para eliminar o perfil bolivariano do ministério e retomar relação progressista com os EUA.

Liberais e republicanos, os Koch têm boa relação com o PSDB. A dupla yankee está de olho na Petrobras, em bancarrota. Por coincidência, Serra é autor do recém-aprovado no Senado projeto de lei que desobriga a Petrobras de explorar no mínimo 30% em poços do pré-sal (o controle ainda é estatal, mas a mudança na lei abre brecha para operação do setor privado no futuro).

Os irmãos Koch financiam o Tea Party nos EUA, a republicada Sara Palin e o instituto ‘Estudantes pela Liberdade’, similar ao Movimento Brasil Livre (MBL). Um de seus contatos no Brasil é o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

'Serrista' de carteirinha, Aloysio voltou recentemente dos Estados Unidos, mas garante que não se encontrou com David Koch, o mais brasilianista dos brothers.

Kim Kataguiri, o maior representante do MBL, diz que aceita doações de empresários, mas nunca esteve com Aloysio ou os irmãos Koch – um militante do MBL já atuou na fundação da dupla.

O Blog no Twitter e no Facebook