Coluna Esplanada

Jogos 2016: Luiz Lima quer investimentos em empresas além de atletas

Leandro Mazzini

Luiz Lima (E), em debate do ENECOB no Rio

Luiz Lima (E), em debate do ENECOB no Rio

Patrocinar empresas que investem em atletas. Este é um caminho para melhor fomento ao esporte e esportistas. Na opinião de Luiz Lima, novo secretário de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, a Lei de Incentivo ao Esporte deveria dar prioridade maior às empresas que fazem investimentos na formação de atletas em relação as que investem nos patrocínios de eventos. A declaração do ex-nadador foi dada na última terça-feira (7) no Rio de Janeiro, durante o encerramento do 4° ENECOB, o Encontro Nacional de Editores, Colunistas e Blogueiros.

''Não sou contra o evento, mas o benefício fiscal deveria ser maior para quem cuida da base, pois muitas vezes um evento consome, de uma só vez, o orçamento que cuidaria por anos de vários atletas'', afirmou Lima, para uma plateia de jornalistas das 27 capitais do país.

Luiz Lima foi convidado para o cargo pelo ministro do Esporte. Leonardo Picciani (PMDB-RJ). Porém, o ex-nadador fez questão de frisar que não pertence a nenhuma sigla partidária, se definindo como ''não-político''. Antes de assumir o cargo, o novo secretário revelou que conversou com seu antecessor, Ricardo Leyser, a quem alogiou.

''Reconheço e parabenizo o Leyser pelo trabalho. A gente teve belas ações com atletas'', afirmou Lima, que também destacou a importância do incentivo aos clubes formadores de jovens atletas, ressaltando que buscará parcerias com estas instituições e também com as forças armadas, que têm investido no esporte.

O ex-nadador, que é formador em educação física, atualmente comanda projetos sociais no Rio de Janeiro. Sem experiência na vida pública, afirmou que não irá seguir à frente da pasta, caso não consiga desempenhar uma boa gestão.

''O atleta é a razão de a Secretaria de Alto Rendimento existir. A minha escolha para o cargo tem sido criticada, reconheço que tenho muito a aprender, mas darei o meu melhor para realizar um grande trabalho'', afirmou.

Sobre os Jogos Olímpicos do Rio, Luiz Lima se disse confiante em relação ao desempenho dos atletas brasileiros. Mesmo que a pressão seja grande, afirmou que o atleta bem preparado e ciente da sua capacidade e responsabilidade, não terá dificuldades.

''O histórico mostra que os países-sede têm melhor desempenho em suas casas. Vejo com otimismo o Brasil nestes Jogos e acredito que alcançaremos a melhor posição'', frisou o atleta, sem dizer se acredita que o Brasil conseguir ficar entre os dez primeiros colocados no quadro de medalhas.

O ENECOB foi um evento realizado pela Coluna Esplanada, que neste ano teve como tema o ''Brasil Olímpico''. As palestras foram realizadas em um hotel na Zona Oeste do Rio.

O Blog no Twitter e no Facebook

Reportagem de Alexandre Braz