Coluna Esplanada

Por carteira, José Dirceu recorre ao Conselho federal da OAB

Leandro Mazzini

O  ex-ministro José Dirceu recorreu ao pleno do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil numa última tentativa de manter sua carteira da entidade. Seu registro foi cassado no início deste ano, pela seccional São Paulo, após análise da denúncia impetrada por um advogado de Brasília.

Dirceu é condenado no Mensalão (AP 470 no STF), perdoado, condenado de novo (Petrolão) e atualmente apenado, o que fere as regras da entidade e mancha a classe advocatícia.

O petista alega que a decisão sobre a carteirinha deveria ser em Brasília, e que a motivação é política, em razão de o denunciante ser filiado ao PSDB e suplente de deputado federal. O caso corre em segredo de justiça.

Vale lembrar que há precedentes similares. Mal foi preso pela Polícia Federal, há dois anos, Maurício D’Alagnol teve sua carteira cassada pela seccional gaúcha. D’Alagnol é suspeito de ganhar milhões de reais em litigância contra operadoras de telefonia, acusado de abocanhar grande parte do prêmio das ações ganhas pelos clientes.

O Blog no Twitter e no Facebook