Coluna Esplanada

Copa UPP, que uniu moradores e policiais, terá final domingo no Rio

Leandro Mazzini

Com média de 7,8 gols por jogo – foram 84 partidas nesta segunda edição – a Copa UPP terá final no estádio de São Januário (do Vasco da Gama) no domingo no Rio de Janeiro. O evento se destaca pela união de moradores das comunidades carentes e policiais nos mesmos times – foram 1.050 atletas -, numa competição que reuniu este ano times de 35 bairros, e Vidigal x Vila Kennedy fazem a final.

A integração social como meta da Secretaria estadual de Esporte, Lazer e Juventude como motivação contra a violência na cidade deu certo – nenhum incidente foi registrado, a despeito das caneladas decorrentes das divididas de bola.

O evento ainda distribuiu 5.600 kits-lanche e 3 mil copos d'água, com atuação de 347 árbitros oficiais da Federação de Futebol do Rio

''O futebol reúne valores como respeito, disciplina e, principalmente, integração.  É maravilhoso ver a integração dos moradores e policiais, jogando e torcendo juntos. E depois, saírem dali com oportunidade de desenvolvimento profissional e educacional'', diz o secretário Marco Antônio Cabral.

Os atletas das três primeiras equipes da competição receberão bolsas de ensino a distância na Universidade Estácio de Sá, além de seis bolsas de estudo integral presencial para serem sorteadas.

O Blog no Twitter e no Facebook