Coluna Esplanada

Caso Feliciano: Filmes são apagados, PGR exige vídeo e mulher aposta na PF

Leandro Mazzini

Lábios de fel – parte 2 – ou 'House of Feliciano'

> Mistério – Exatos dois meses após o suposto crime, Polícia Legislativa informa não ter mais vídeos do prédio de Feliciano

> Deputadas que denunciaram caso à PGR  não se convencem e requisitam filmagens; MPF também já requisitou vídeos

> PGR deve pedir abertura de inquérito no STF

* * *

> Patrícia Lélis diz que PF pode confirmar sua presença no apartamento com rastreamento de sinais dos celulares dela e do deputado

> Jovem diz que perícia nos celulares poderá comprovar veracidade dos 'prints' das mensagens de Feliciano no Telegram e Whatsapp

 

A Justiça começa a esboçar as investigações sobre a suposta tentativa de estupro e agressão do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) contra a jovem jornalista Patrícia Lélis, que o denunciou. Exatos dois meses após o suposto episódio, relatado com detalhes por Patrícia, a Câmara informou à Coluna nesta segunda (15) que não tem mais os filmes da portaria e do elevador do bloco onde reside o parlamentar.

Extraoficialmente, a resposta é que os vídeos automaticamente são apagados após 22 dias, porque o servidor de tecnologia não comporta o conteúdo produzido. E não haveria backup.

A Procuradoria Geral da República ainda analisa a denúncia de um grupo de 22 deputadas federais sobre o caso, mas há informações de que a PGR deve pedir ao Supremo Tribunal Federal a abertura do inquérito contra o parlamentar. A PGR também já requisitou os vídeos à Câmara, para comprovar se a garota passou pelo apartamento do deputado – o que ela garante ter ocorrido.

Nesta terça, a deputada federal Érika Kokay – que capitaneia a bancada feminina que pediu a investigação – vai oficiar a DEPOL – Polícia Legislativa para pedir os vídeos, a despeito de o órgão já ter afirmado, informalmente, que não há conteúdo mais.

PF SERÁ CRUCIAL

Com a iminente abertura de inquérito no STF, a Polícia Federal entrará no caso com as diligências de praxe e poderá ser fundamental no esclarecimento da denúncia – quem está falando a verdade, Patrícia ou Feliciano?

Em entrevista exclusiva ao SBT na madrugada de segunda, Feliciano afirmou categoricamente que Patrícia nunca pisou no apartamento – ela diz que foram pelo menos quatro reuniões com o deputado no imóvel, e o descreveu em detalhes para o jornalista Roberto Cabrini.

Mesmo sem o seu maior álibi – as imagens do circuito de segurança da Câmara no hall do prédio e no elevador – a jovem aposta nas investigações da PF, em duas frentes: ela quer disponibilizar seu aparelho de celular para quebra de sigilo telefônico e perícia do aparelho, em relação aos aplicativos Telegram e Whatsapp, os quais podem comprovar, segundo conta, que são verdadeiras as mensagens recebidas atribuídas ao celular do deputado Feliciano – para tanto, o aparelho dele também terá de ser averiguado.

Em outra frente de investigação, a fim de dirimir dúvidas sobre a presença dela no apartamento do deputado na manhã do dia 15 – o qual ele nega – a PF tem tecnologia para rastrear os sinais dos celulares dele e de Patrícia, e os mesmos podem confirmar o local exato onde estavam.

VERSÕES DA DEFESA

O deputado garante que estava em reunião com o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, e mostrou ao SBT imagens de circuito de TV e fotos com o ministro – embora a agenda oficial do ministro não tenha reunião com o parlamentar.  Mas depois que deixou o ministério a agenda de Feliciano é um mistério. Ele tem ausências não justificadas em comissões da Câmara às quais deveria comparecer. Patrícia garante que estava com ele até 11h daquela manhã, quando teria ocorrido o crime.

Outro detalhe a favor de Patrícia é o áudio que ela gravou em conversa de 57 minutos  com o chefe de gabinete de Feliciano, Talma Bauer, numa cafeteria de Brasília sete dias após o suposto crime. Nele, Patrícia ratifica tudo o que relatou à Coluna, e Bauer, entre outros pontos comprometedores para ele e o chefe, pede para que ela coloque 'uma pedra em cima' do caso e esqueça tudo.

 

Confira aqui a primeira denúncia

Ouça aqui o áudio em que ela confirma a agressão

Assista o vídeo que comprova encontro da garota com assessor

Leia aqui os prints das conversas sobre negociação de R$ 300 mil

Feliciano telefonou para ela, e pediu para caprichar em vídeo em sua defesa

Veja aqui o cronograma da denúncia