Coluna Esplanada

Caso Feliciano: PSC defende investigação em todas as instâncias

Leandro Mazzini

> Caso de São Paulo e de Brasília são diferentes. Em SP, na extorsão, Patrícia tornou-se claramente a vilã; em Brasília, continua o mistério e todos são suspeitos 

> Partido e Feliciano comemoram indiciamento de Patrícia, mas evitam pedir à PF que investigue a denúncia de Brasília

> Assessoria do PSC confirma, extraoficialmente, que defende investigação de todas as autoridades e instâncias

> Se PF entrar no caso, tem tecnologia para rastrear sinais de celulares, periciar mensagens dos smartphones, e descobrir quem mente

 

O PSC e o deputado federal Marco Feliciano (SP) comemoram o indiciamento da jornalista Patrícia Lélis na Polícia de São Paulo, por extorsão e falsa comunicação de crime contra Talma Bauer, chefe de gabinete do parlamentar.

Patrícia passou de vítima a vilã da história ao viajar para SP e começar claramente a negociar muito dinheiro por seu silêncio na denúncia contra Feliciano por agressão, assédio sexual e tentativa de estupro no apartamento funcional em Brasília.

O partido e o deputado, porém, ainda não se manifestaram publicamente se defendem a entrada da Polícia Federal no caso referente a Brasília – investigar a fundo quem está mentindo sobre a acusação: Feliciano ou Patrícia.

Questionada pela Coluna nesta sexta sobre o caso de Brasília, a assessoria do PSC admite pela primeira vez, ainda não oficialmente, que defende 'as investigações por todas as autoridades responsáveis e em todas as instâncias' – e isso inclui a Procuradoria Geral da República, o Supremo Tribunal Federal e a Polícia Federal.

A despeito do caso em SP, em que Patrícia se enrolou com a polícia e a Justiça, em Brasília há vários mistérios envolvendo as duas versões: em especial, por que Patrícia se contradiz tanto nos depoimentos , e por que Feliciano pagaria até R$ 300 mil por seu silêncio, se não há nada a temer.

O QUE A PF PODE INVESTIGAR

Se a PGR acionar o STF e a PF entrar no caso, os agentes federais e o delegado responsável têm competência e tecnologias suficientes para descobrir parte da história – e quem fala a verdade.

Será impossível provar o crime de estupro e agressão. Porque Patrícia não fez B.O. à ocasião, e porque não há imagens de dentro do apartamento. Ficará a palavra dela contra ele. Além disso, o principal álibi de Patrícia pode ter sido apagado – o vídeo do hall e do elevador do prédio de Feliciano, de competência da DEPOL da Câmara.

Porém a PF pode conseguir alguns dados numa investigação envolvendo a tecnologia. O Instituto Nacional de Criminalística – elogiado até pelo FBI – com equipamentos de última geração, pode periciar os telefones e os 'prints' das mensagens trocadas entre Patrícia e Feliciano (as atribuídas a ele), diante da quebra de sigilo telefônico.

E a PF também consegue, com autorização da Anatel e das operadoras envolvidas, rastrear os sinais dos celulares do deputado e de Patrícia no dia do suposto crime – e conferir se em algum momento eles se encontraram. Essa tecnologia, já usada na operação Lava Jato, traz com precisão a localização de seus usuários. Isso mostraria se o deputado e a jornalista se encontraram naquela manhã. Em entrevista ao SBT, Feliciano garantiu que ela nunca pisou no apartamento. Ela garante que foi lá quatro vezes, e até descreveu a decoração do imóvel.

 

Confira aqui a primeira denúncia

Ouça aqui o áudio em que ela confirma a agressão

Assista o vídeo que comprova encontro da garota com assessor

Leia aqui os prints das conversas sobre negociação de R$ 300 mil

Feliciano telefonou para ela, e pediu para caprichar em vídeo em sua defesa

Veja aqui o cronograma da denúncia