Coluna Esplanada

Esplanadeira: Os 300 de Temer e a polêmica da Previdência

Leandro Mazzini

Esplanadeira é a seção com as curtinhas do dia da Coluna

RACHA NA PF

Há um discreto racha na Polícia Federal. Enquanto a ADPF, a associação dos delegados, promovia na quarta-feira em Salvador um simpósio de combate à corrupção (com a presença de parte do comando da Lava Jato), no mesmo dia o diretor-geral Leandro Daiello foi ao Congresso para falar do mesmo tema.

Há informes, não confirmados, de que o comando da PF proibiu os delegados superintendentes nos Estados de comparecerem no evento em Salvador – ficou nítido o número bem menor deles.

PORTA – VOZ 

O deputado Carlos Marun (PMDB-MS), defensor do cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), manda um recado a setores do partido que articulam a expulsão do ex-presidente da Câmara da legenda. “Quem tem telhado de vidro não tem moral para isso”, aponta.

OS 300 DE TEMER

Em alusão ao filme “300 – A Ascensão do Império” , deputados aliados de Michel Temer já apelidaram a base na Câmara de “300 de Temer”.

O presidente Michel Temer monitora com lupa o movimento da base em torno da votação da PEC do teto de gastos. Abriu amplo sorriso ao ser informado por um assessor que o “PSD vai votar fechado (todos os deputados)” com o governo.

PREVIDÊNCIA

Em minoria no Senado, a oposição já traça estratégias e vai investir em campanhas em redes sociais para tentar barrar a proposta de Reforma da Previdência ainda sem data de envio pelo Planalto.

“Vai tirar a aposentadoria especial de mulheres e professores. É uma mudança que não leva em consideração a realidade do brasileiro. Ou seja, vai fazer uma economia burra”, afirma a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).

ENTREGOU..

O senador José Medeiros (PSD-MT) contraria as previsões do Planalto e diz que o tema Previdência Social só será discutido em 2017: “O que ficou definido no Governo é que a prioridade é a proposta que limita os gastos públicos e depois entrar na reforma.

A gente tem visto a oposição achando que vai ser pega de surpresa, mas não tem nada disso. Vamos fazer um amplo debate”, complementa Medeiros.

O Blog no Twitter e no Facebook