Coluna Esplanada

Diretor da PF faz revelações sobre Japonês: teve fila para casar

Leandro Mazzini

daiello

O delegado Leandro Daiello, diretor-geral da Polícia Federal, numa rara aparição em palestra em Porto Alegre na última sexta-feira, fez revelações sobre Newton Ishii, o 'Japonês da Federal', famoso na escolta da Operação Lava Jato.

Daiello disse que após a fama repentina do agente, apareceu fila de mulheres em Curitiba propondo namoro e casamento ao policial. E até óculos de marca ofereceram para propaganda.

Ishii atua há meses com autorização de liminar judicial, porque foi condenado por contrabando quando atuava num posto de fronteira.

Em parte do discurso, o diretor da PF criticou a cobertura da imprensa sobre a corporação. Lembrou que tão importante quanto o combate à corrupção é a atuação contra as drogas. Citou o fato de a apreensão de uma tonelada de pasta de cocaína não ganhar mais destaque nas capas de jornais.

Daiello também frisou que a Polícia que nega ter corrupção interna está mentindo. Explicou que o combate à corrupção nas ruas passa prioritariamente pela limpeza interna. Ele palestrou para para policiais e autoridades.

Esses trechos supracitados acontecem a partir de 1 h 22 minutos de palestra. Assista aqui

Em 2014, o diretor-geral concedeu uma entrevista exclusiva à Coluna, publicada no UOL, na qual revelou que à ocasião havia 200 investigações especiais em andamento – a maioria delas contra a corrupção pública. Àquela época, a Lava Jato já estava se consolidando.

O Blog no Twitter e no Facebook