Coluna Esplanada

PSC e Feliciano tentam agenda com grupos GLBT

Leandro Mazzini

Numa primeira iniciativa para minorar a polêmica e tentar pacificar a relação com os grupos GLBT – Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros no caso da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, o PSC e o deputado Marco Feliciano (SP) vão propor oficialmente ‘uma agenda positiva’ a partir desta semana.

De acordo com o secretário-nacional do PSC, Antonio Oliboni, o parlamentar ‘já manifestou o desejo’. A agenda inclui ‘sentar para conversar com as entidades e todos os representantes das minorias’.

Segundo a assessoria de Feliciano, há um esforço por parte do deputado para aproximação com os grupos, embora os primeiros contatos informais não tenham tido sucesso.

A ideia surgiu diante da decisão de Feliciano de não renunciar na Comissão, apoiado pelo partido. ‘Não queremos discriminar ninguém. O PSC é um partido cristão’, diz Oliboni.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

_____________________

AGU

É pule de dez a ida do jovem advogado Beto Vasconcelos para a Advocacia Geral da União. A incerteza é quanto tempo dura Luís Adams, por demissão ou promoção.

TAÇA QUEBRADA

Agentes de recente operação têm foto que compromete um ministro figurão. Ele em sua casa, um subordinado enrolado e um homem – depois detido – brindando bom vinho.

E FUX CHOROU.. 

Não se sabe o que conversaram José Dirceu com o então candidato ao Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux. Será eterno mistério. Mas isso aconteceu: Quando chamado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, Fux entrou no gabinete e caiu num choro compulsivo ao ouvir: ‘Quero cumprimentar o novo ministro do STF’. O ministro Cardozo, assustado com a repercussão imediata da notícia no amigo, pediu água e já desandou a falar: ‘Olha, vamos lá na Granja do Torto conversar com a presidente, mas não vá me chorar na frente dela!’. O juiz se segurou.

BARBOSA INCONFIDENTE

O presidente do STF, o mineiro Joaquim Barbosa, será o agraciado pelo governo de Minas com o Grande Colar Tiradentes dia 21 na festa de Ouro Preto. A senadora Ana Amélia (PP-RS), Arno Augustin, do Tesouro, Pezão, do Rio, vão receber a Medalha.

ISTO É VERDADE 

‘Isto é Eduardo Campos, isto é PSB’, repetem as vinhetas do presidenciável socialista na TV. Entre críticas eleitoreiras, há um fato contundente: ‘Gastamos R$ 400 milhões por ano para manter termelétricas poluidoras’. É que a Eletrobrás, nos últimos anos, só licitou térmicas a carvão, com leniência do Ibama e do Ministério de Minas e Energia.

REDE BALANÇA

Marina Silva, que tenta fundar a REDE até Outubro, disse a aliados que pretende aparecer hoje no Congresso Nacional para constranger as bancadas que querem aprovar a lei que tira tempo de TV dos novos partidos. O projeto pode entrar em pauta amanhã.

ÓRFÃOS

Muitos políticos brasileiros vão ficar órfãos em Paris. O Hôtel de Crillon, na Praça Concorde, fechou as portas por dois anos para reformas. No site da coluna, leia artigo de Pedro Nonato, correspondente na Europa.

PAJELANÇA  

Na carona do MST, várias etnias realizam o “Abril Indígena” esta semana em Brasília. Não se tem ideia do que podem fazer, mas um alvo é o Palácio do Planalto. Em contrapartida, comissão de deputados visitará a Raposa Serra do Sol, recém-demarcada.

PONTO FINAL 

E quem riu primeiro chora por último: Zé Dirceu..

Críticas, sugestões, denúncias: envie email para contato@colunaesplanada.com.br