Coluna Esplanada

Aécio vai criar bunker virtual para pré-campanha

Leandro Mazzini

Assumidamente nos bastidores o candidato do PSDB à Presidência em 2014, o senador Aécio Neves (PSDB), pouco afeito a redes sociais, decidiu montar o que classifica de ‘um bunker virtual’ para a futura campanha. ‘Vai ser um grupo forte’, revelou à Coluna.

Os gurus digitais vão atuar em postagens no Twitter, Facebook, e também no monitoramento 24 horas de notícias a seu respeito.

Em recente pesquisa no Google, o senador ficou surpreso com a divulgação de declaração que acabara de fazer: ‘As 10 primeiras postagens (de repercussão) eram de comentários negativos’, disse.

Para Aécio, há uma forte suspeita de patrulha bancada pela base governista, com internautas de plantão, dispostos a atacar qualquer mensagem de tucanos.

Atualmente, Aécio e a cúpula do PSDB priorizam a consultoria de marketing para a mídia, no contrato que têm com o publicitário Renato Pereira. Foi Paulo Henrique Cardoso, filho de FHC, quem indicou o marqueteiro. ‘Ele tem o perfil do Rio que preciso’, diz o tucano, que consultou também Sérgio Cabral e Eduardo Paes, clientes de Pereira.

Também morador da cidade, Aécio quer fazer do Rio uma vitrine. O contrato de Pereira pode ser renovado em Dezembro. O tucano gostou das campanhas que o publicitário fez, em especial na TV, para as vitórias de Cabral e Paes.

Embora muito animado, aos holofotes Aécio não assume a candidatura. Diz que respeita José Serra, que teve uma longa conversa com ele na Segunda-feira, e que só em Março o partido vai escolher o candidato ao Planalto. Com que critérios? 'A gente vai ver lá na frente', resumiu.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook  

_______________

DESFALQUES NO PMDB 

O PMDB terá quatro desfalques no Senado em 2014: Eunício Oliveira, candidato a governo do Ceará; Eduardo Braga, no Amazonas; Clésio Andrade, em Minas; e Renan Calheiros, senão ele, o filho na disputa por Alagoas. O desfalque de lideranças será significativo. E o ano de Copa e Eleições, mal começará e termina em Abril. Há quem aposte (O PT, inclusive, de olho na vaga no Senado) que Renan sairá candidato a governador, com perfil aglutinador. Sua pauta no Congresso tem mirado o povão, o que rende votos – como a regulamentação da profissão de vaqueiro.

PROJEÇÕES

Nas projeções do presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), o partido tem chances com 18 candidatos a governos, e pode conquistar 20 vagas no Senado. Crescimento em relação à eleição passada em ambas pré-candidaturas.

CONEXÃO BSB-LISBOA

A sede da PF em Brasília sedia hoje e amanhã o I Seminário Luso-Brasileiro: Sistemas de Justiça Criminal – da violência local à criminalidade transnacional.

VOO 1907

Os recursos do MPF e da defesa dos pilotos americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino estão no STJ. A relatora é a ministra Laurita Vaz, da 5ª Turma.

LASCOU

O senador Romero Jucá (PMDB-RR) saía da Comissão de Assuntos Econômicos quando foi questionado pela coluna se a reforma tributária sai um dia. ‘Vamos ver, será uma das plataformas da minha candidatura a presidente da República’.

 LOBBY DO MICRO 

É forte o lobby da indústria dos microônibus no Senado. Passou na Comissão de Desenvolvimento Regional, sob relatoria de Lídice da Mata (PSB-BA), projeto que autoriza o veículo para turismo de longa distância – hoje só ônibus executivos podem.

DO VESTIÁRIO

A FIFA que se cuide. Ex-jogadores, os deputados Romário (PSB-RJ) e Danrlei (PSD-RS) batem bola no vestiário para cercar a CBF numa eventual CPI perto da Copa. Danrlei vai pela lateral, por ora: ‘É preciso tirar os árbitros das asas da CBF’.

FALTA O TORCEDOR

Aliás, depois que o ministro do Trabalho deu pontapé para regulamentar profissão de técnico, uma frente de parlamentares passou a defender a regulamentação para árbitros, massagistas, gandulas e todos que atuam no futebol. Só falta o torcedor profissional.

MEGA

Deu no Boletim de Notícias Lotéricas: o último grande prêmio da Mega (com exceção da Virada) foi a extração 1.220 (06/10/2010) que pagou R$ 119 milhões (!) para acertador de Fontoura Xavier (RS). A da Virada 2013 deve pagar R$ 250 mi.

PONTO FINAL 

‘Sou de Minas Gerais, não costumo passar o carro na frente dos bois’, De Aécio Neves, sobre sua candidatura ao Planalto.