Coluna Esplanada

Governador do Amapá é flagrado em vídeo com suposta propina

Leandro Mazzini

video

Clique na imagem para assistir

Um vídeo com câmera escondida, e sem áudio, divulgado no Youtube e distribuído por e-mail na última sexta (17), mostra Camilo Capiberibe, hoje governador do Amapá que tenta a reeleição, recebendo dois pacotes que seriam de dinheiro.

As imagens não são claras sobre o conteúdo. Camilo está numa sala, seu interlocutor não aparece e o agora governador pega dois pacotes seguidos e os coloca numa bolsa. Desconfiado, ainda olha em direção onde está a câmera escondida.

No vídeo divulgado no Youtube a legenda informa que é suposta propina recebida quando Camilo era deputado estadual. Mas não informa quando e onde. O vídeo 'viralizou' neste fim de semana entre os amapaenses.

A Assembleia Legislativa do Amapá abriu a sessão desta terça com o assunto na pauta principal. A oposição quer convocar o governador para explicar o caso. O deputado Zezé Nunes (PV) protocolou um requerimento de informações.

A 'Frente popular a favor do Amapá' soltou uma nota em defesa do governador. Informa que o vídeo é 'mais uma armação montada pela quadrilha que quer a todo custo voltar a tomar conta do dinheiro do Amapá'.

Ainda de acordo com a nota oficial, a Frente informa que 'Nós temos consciência do que estamos enfrentando, não esperamos outro comportamento dos nossos adversários e vamos até o final na luta contra a corrupção'.

A DISPUTA

Camilo disputa o segundo turno da eleição contra o ex-governador Waldez Góes (PDT), que foi preso pela Polícia Federal na Operação Mãos Limpas, em 2010. À ocasião, a PF desbaratou uma quadrilha que agia no Executivo, Legislativo e no TCE, por desvio de recursos federais que contabilizaram mais de R$ 300 milhões.

Na tentativa de voltar ao governo este ano, Waldez abriu ampla vantagem no 1º turno: 42,18% dos votos válidos, contra 27,53% de Camilo.