Coluna Esplanada

Alves pede vídeos para descobrir mandante do livreto apócrifo

Leandro Mazzini

Aberta a cortina do espetáculo parlamentar do novo Ano Legislativo, o primeiro ato:

Mal assumiu e o presidente da Câmara, deputado Henrique Alves (PMDB-RN), pediu à Polícia Legislativa e recebe hoje os vídeos que podem revelar quem encomendou o livreto apócrifo contra ele. A priori, suspeita-se de um colega do Centro-Oeste.

Os seguranças da Câmara notaram: no Domingo, às 22h30, um Gol vermelho parou na Chapelaria – a principal porta do Congresso – e dele foram descarregadas dezenas de pacotes. Pela manhã, os livretos com relatórios sobre denúncias contra Alves apareceram em todos os gabinetes dos Anexos 3 e 4.

Foi um trabalho de madrugada a minuciosa distribuição do livreto, por baixo das portas de mais de 400 gabinetes. Alves acredita que os vídeos vão identificar o caminho dos pacotes, o remetente e o escrete.

No discurso antes da eleição que o consagrou ontem, em plenário, o presidente previu uma tempestade que só ele pode controlar: sei quem é, mas o fogo amigo vai sucumbir às chuvas de verão. Se descobrir, só Alves dirá se vai revelar a artimanha do algoz ou vai guardar o vídeo como trunfo para a próxima cena.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

__________________________________

VIDA QUE SEGUE

Cena no Salão Verde: o candidato Júlio Delgado sob holofotes de dezenas de fotógrafos e câmeras. Ao lado, Marco Maia, que deixou a presidência, mirava uma lente da TV Câmara.

NINGUÉM MERECE

Antes da leitura da mensagem da presidente ao Congresso, o 1º secretário da Mesa, Márcio Bittar (PSDB-AC), desabafou para amigo ao celular: “São 41 páginas!”

PMDB QUER BRIGA

O racha na bancada do PMDB na eleição do líder foi recado claro da turma insatisfeita para o Planalto, diz uma excelência. O partido na Câmara quer alguém que bata no governo. O líder Eduardo Cunha (RJ) prometeu seguir a linha presidencial.

CÉU DE CIANETO 

Não há notícia até agora, de autoridades ou do Congresso nacional, de proibição do uso da espuma acústica fabricada com cianeto, presente na maioria das casas de shows. O lobby da petroquímica que banca campanhas é fogo!

PONTO FINAL

Foi bonito de ver a Câmara ontem: falas fervorosas dos candidatos, com discursos nunca antes realizados, para promessas que não serão cumpridas.