Coluna Esplanada

Deputado do PV foi marqueteiro de dois candidatos na Câmara

Leandro Mazzini

Fabinho, de frente à direita, ao lado de Henrique, que conversa com o deputado Jutahy (PSDB-BA), de costas

Bon vivant e de trânsito suprapartidário em plenário, o deputado Fabinho Ramalho, do PV de Minas, faz o estilo carismático e ficou famoso por promover jantares ministeriáveis em seu apartamento funcional, na Asa Sul de Brasília.

Vizinhos seus, por lá circulam de Paulo Maluf (PP-SP) a Devanir (PT-SP), passando por Paulinho da Força (PDT-SP) entre outros habitués. O governador de Minas, Antonio Anastasia, já foi homenageado no salão. No penúltimo jantar, no fim do ano passado, um atrasado e quase madrugador Alexandre Padilha (ministro da Saúde) atravessou a sala deserta por onde desfilavam os garçons em arrumação final. Sem titubear, o parlamentar deixou o quarto e o saudou de pijama.

Os episódios supracitados e o que se sucedeu nesta terça, dia de eleição na Câmara dos Deputados, revelam que o deputado é tão versátil como promoter quanto na articulação. A ponto de fazer campanha abertamente para os dois mais votados candidatos à Presidência da Casa.

Ontem pela manhã, Fabinho juntou uma bancada suprapartidária mineira em torno de Júlio Delgado (PSB) e com ela adentrou o Salão Verde ao lado do postulante. Depois da debandada, o verde circulou sem cerimônias com Henrique Alves como escudeiro, lembrando nomes que o favorito esquecia.

Coisas que ele aprendeu desde o movimento sindical no sertão de Minas, passando por prefeito da miúda Malacacheta, pelo PTB (1997 a 2004) até chegar ao segundo mandato de deputado federal.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook