Coluna Esplanada

SC: Suspeita de tortura pode ser a causa dos ataques

Leandro Mazzini

As autoridades de Santa Catarina já conhecem o cerne da onda de violência que tomou as ruas da região metropolitana desde fim do ano passado.

Começou após dia 26 de Outubro, quando foi assassinada a agente prisional Deise Melo Pereira Alves, 30 anos. Era mulher do diretor da Penitenciária São Pedro de Alcântara, Carlos Alves.

Deise foi alvejada com três tiros nas costas quando chegava em casa à noite. Foi o alvo errado, mas atingiu em cheio o marido, que vinha sofrendo ameaças pelo rigor no trato com detentos.

Conta-se nas hostes do comando das carceragens que, em vingança, o senhor Alves cortou todos os benefícios dos detentos, como visitas nos fins de semana e visitas íntimas. Primeira revolta.

Mas a situação desandou quando circulou pelas autoridades policiais a suspeita de que houve torturas de presos para descobrir o mandante do crime da mulher. Não há porém qualquer registro de queixa oficial.

Boataria ou não vindo das celas, aos poucos os bandidos foram avisados nas ruas e revidaram, como notório. Como nesta conhecida relação policial-bandido um ataque sempre causa contra-ataque, a situação ficou incontrolável.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

_____________________________________

ARENA 2.0

Leitor avisa que o Partido ARENA está de volta no cenário nacional. Só no DF já foram recolhidas 1.551 assinaturas para registro. Precisam de 400 mil em todo o país.

NA UTI

O deputado Izalci (PSDB) reuniu-se com o ministro da Defesa para pedir investimentos no tradicional Hospital das Forças Armadas (HFA). Descobriu que há debandada de médicos, porque eles ganham menos que um contratado pelo Governo do DF. Para piorar a situação, lembra o deputado, relatos dos profissionais de que os concursados preferem abrir mão da vaga, e buscam outros hospitais. No HFA ficou internada recentemente a mãe da presidente Dilma Rousseff.

CARIMBADO

Enquanto o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) se prepara para assumir a CCJ do Senado, a carismática deputada Nilda Gondim, sua mãe, se esforça na Câmara. Apresentou projeto (4522/12) que regulamenta profissão de fabricante de carimbos.

RUMO AO NORTE

Bunge, Cargill, Cianport e Hidrovias Brasileiras preparam investimento biolionário para instalação de portos no distrito de Miritituba, em Iuaituba (PA), para escoamento da produção agropecuária do Centro-Oeste.

FORÇA, MENDES!

A presidente sofre com o câncer do amigo Mendes Ribeiro, ministro da Agricultura. Cogita o senador Blairo Maggi (PR-MT). Mas há um PMDB no meio da lavoura.

QUE CAIXA!

Os R$ 500 milhões que a Caixa separou para propaganda serão disputados em licitação por 26 agências. É a maior anunciante oficial de Brasília.