Coluna Esplanada

Deputada que caiu em fosso de elevador se trata em Brasília

Leandro Mazzini

Pode acontecer em qualquer lugar, e os deputados estão em alerta nos elevadores da Câmara.

A deputada cadeirante Rosinha da Adefal (PTdoB-AL) quase morreu ao se acidentar em casa no final de Dezembro. Ela faz tratamento intensivo na rede Sarah, em Brasília, e na Quarta-feira engessou uma perna.

A parlamentar despencou de uma altura de dois metros no fosso do elevador de sua residência em Maceió, ao entrar de costas sem perceber que o elevador não estava no andar.

Rosinha da Adefal fraturou uma perna e um dedo. Apesar de faltar às sessões, tem despachado de casa.  A Câmara possui três deputados cadeirantes.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

____________________________

DILMA 2014

A presidente dá seguimento à agenda de conversa com patrocinadores para as eleições. Ontem recebeu Joesley Batista, do Grupo JBS – que tem o BNDES como sócio.

BATOM..

A bancada feminina, com 45 deputadas, quer mais representatividade. Ganhou do presidente Henrique Alves (PMDB-RN) a Secretaria da Mulher. Em reunião na Quarta, decidiram cobrar vaga na Mesa Diretora – o que mexeria com a tradicional divisão pela proporcionalidade de partidos. Aí está o problema: Não existe um Partido Feminino.

…NO PODER

A solução para o grupo foi posta: a responsável pela secretaria da Mulher terá assento na reunião da Mesa Diretora, mas sem direito a voto. Elas não se deram por convencidas.. À frente do grupo está Janete Pietá.

BANQUETES VIRÃO

Foi animado ontem o almoço dos relatores do Código de Processo Civil com o vice Michel Temer, no Jaburu. A certa altura, Jerônimo Goergen (PP-RS) se empolgou e ligou para donos de duas vinícolas gaúchas. Vão enviar caixas para o Palácio. Também no almoço, Efraim Filho (DEM-PB) alertou a Temer para a importância da implantação do processo eletrônico em todos os tribunais.

PLANTÃO

Presidente do Congresso, Renan Calheiros já se reuniu com o ministro da Saúde e ofereceu os médicos do Senado para atuar também no SUS em Brasília.

FISCAIS DO CHICO

O presidente da Câmara vai instalar, a pedido do deputado Raimundo Gomes (PSDB-CE), nova Comissão Externa de Fiscalização das Obras de Transposição do Rio São Francisco (Ufa!). O nome é tão grande quanto o indício de sumiço do dinheiro.

GOLPE

Conhecido empresário leitor da coluna caiu no golpe do falso sequestro por telefone. Aquele em que o bandido inventa estar em poder de um ente querido seu. Perdeu R$ 20 mil, depositados em duas contas: de Volta Redonda (RJ) e Rio Verde (GO). Suspeita-se de ligação de presídios. Até o saudoso José Alencar quase foi vítima, no seu apartamento no Rio. Descobriu o golpe quando perguntado quem era, e revelou choroso: “ sou o vice presidente da República”. O bandido desligou na hora.