Coluna Esplanada

Presidente da Câmara continua ‘sem teto’

Leandro Mazzini

O homem que ocupa o terceiro cargo mais importante do País não tem ainda residência oficial para organizar agenda de recepção a líderes, governadores, embaixadores e até a presidente Dilma.

O presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), está ‘sem teto’. Continua no apartamento funcional. Ele encontrou vários problemas estruturais na residência oficial, entre eles um sofá com mofo, um odor incômodo e para surpresa até uma churrasqueira instalada como principal vista da janela de sua futura suíte.

Alves mandou reformar a casa, comprar sofás, trocar carpetes, tirar a churrasqueira para enfim ocupar o imóvel. Acredita que em duas semanas ocupa a casa. Por isso ele não fez até hoje agenda de café da manhã ou jantar com autoridades, como faz o presidente do Senado, e como de praxe para os antecessores na residência da Câmara.

No início do ano, a coluna revelou que o então presidente Marco Maia, gaúcho fã de churrascos, realizou uns 300 na residência, na conta do churrasqueiro.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

_________________________

SCRIPT

Se um dia os bastidores vierem à tona: como Eduardo Campos (PSB) tentou ser vice de Dilma para 2014 e, escanteado, aproveitou o embalo para se lançar a presidente.

LULA EM BAIXA

Marcelo Rech, do site InfoReal, foi para Assuncion cobrir as eleições e descobriu isso: a visão dos paraguaios sobre o Brasil é tão ruim que um empresário de cinemas comprou o filme ‘Lula, o filho do Brasil’ e até hoje teme exibi-lo. Foi aconselhado a trocar a fita.

LUGO

O fato de a presidente Dilma ter isolado o Paraguai do Mercosul e mostrar apoio ao ex-presidente Lugo revoltou o governo atual, que teria feito campanha ideológica nas ruas contra o Brasil. Aliás, Lugo concorre hoje ao Senado.

RETORNO DE ROSE

Ex-vice-presidente da Câmara que entrou numa fria ao tentar o cargo maior, Rose de Freitas (PMDB-ES) retoma o poder aos poucos. Reuniu 58 prefeitos para ouvir demandas, e será relatora do projeto do fim Fator Previdenciário.

ÍNDIO QUER CPI

Arajusepeti, um líder Guarani que corre o Congresso de cocá, terno e gravata, solta a flechada verbal contra a Funai: ‘Tem muita ONG errada, são 63 na Funai, a maioria não representa os indígenas’. Arajusepeti informou que já se está ‘colhendo assinaturas de parlamentares para abrir uma CPI contra a Funai para esclarecer os erros’.

AO MESTRE

O deputado Raimundo Gomes (PSDB-CE) propôs a Comenda Chico Anysio para homenagear na Câmara, todo ano, três humoristas brasileiros. Projeto ganhou simpatia.

PONTO FINAL

Por falar nisso, o que não falta no Congresso é mágico e humorista. Um faz emenda sumir, e o outro faz rir.

Críticas, sugestões, denúncias: envie email para contato@colunaesplanada.com.br