Coluna Esplanada

Governo foca cidades médias no combate ao crack

Leandro Mazzini

O novo secretário Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, Vitore Maximiano, alerta que os municípios com mais de 200 mil habitantes precisam aderir ao programa nacional para um combate satisfatório ao avanço do crack.

Atualmente, 17 estados já celebraram essas adesões. “Na Sexta, tivemos adesão de 15 municípios em São Paulo e nove no Rio, além de municípios na Paraíba e no Rio Grande do Norte”, comemora. A União destinará R$ 4 bilhões às parcerias com estados e prefeituras.

Entre as parcerias, os microônibus entregues no DF, Rio e SP: são equipados com 20 minicâmeras de longo alcance para rastrear usuários de drogas.

Segundo Maximiano, os veículos serão usados ‘Tanto para ação da segurança, quanto para a dos profissionais de saúde e assistência social na abordagem’.

Com Maurício Nogueira

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

_____________________________

LUPA FEDERAL

O Tribunal de Contas da União mostrará um ‘parecer prévio’ de prestação de Contas do Governo Federal na Quarta-feira. Haja coração.

CIGANOS TAMBÉM

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara vai avaliar as políticas públicas para a comunidade cigana. Entre convidados, a ministra Maria do Rosário, integrantes da Pastoral dos Nômades da CNBB e os próprios ciganos – estima-se em milhares deles acampados só no Sudeste. O requerimento é do deputado João Campos (PSDB-GO).

DE MAL

São amigos, mas não vai bem a relação política do governador Marconi Perillo (PSDB), de Goiás, recomposto após o tiroteio, e o presidenciável Aécio Neves. Marconi sentiu a ausência do senador em sua defesa na CPI do Cachoeira.

MARATONA 1

Aécio usará a presidência do PSDB como artifício para começar sua campanha. Iniciará maratona de entrevistas em programas de TV em rede nacional. A estreia do roteiro foi com Ratinho. Em Junho, estará na RedeVida. Há meia centena de pedidos na fila.

MARATONA 2

Não se trata de dossiê. Mas petistas de alto estrelato mineiro, entre eles ex-deputados, preparam material sobre os gargalos do ‘choque de gestão’ de seus governos.

MARATONA 3

De avião ou carro, durante os fins de semana, há dois anos o deputado Reginaldo Lopes (PT) percorre cidades mineiras desancando Aécio e garimpando aliados.

TE CUIDA, EDUARDO

O senador Benedito de Lira (PP-AL) lidera comitiva de 31 prefeitos de Alagoas para conhecer projetos agrícolas, como irrigação, desenvolvidos em Petrolina (PE). “A troca de conhecimento otimizará a economia nos 65 quilômetros do Canal do Sertão”, diz. Mas há quem desconfie, entre aliados do presidenciável Eduardo Campos (PSB), que nessa comitiva vão olheiros petistas para esboçar de perto um raio x social e econômico. ou seja, para ver se Eduardo ‘Pode mais’.. – o seu bordão na TV.

LIBEROU GERAL

Uma PEC (254/13) apresentada pelo deputado Ronaldo Fonseca (PR-DF) cria mais benefícios fiscais e isenções tributárias para as igrejas neopentecostais. Da fé surfista à gay, o País vive uma onda de ‘Igrejas setoriais’ fundadas nos últimos anos.