Coluna Esplanada

Picapes de luxo evaporam em órgão de combate à seca

Leandro Mazzini

O DNOCS – Departamento Nacional de Obras contra as Secas, com sede em Fortaleza, lançou pregão eletrônico (3/2013), há três dias, para comprar uma picape cabine dupla, tração 4 x 4, diesel, cor branca, e ar condicionado (Proc. 59404000330201328).

Mas intriga a cúpula do Ministério da Integração, que tutela o órgão, segundo fonte da pasta, o paradeiro de sete picapes Ford Ranger, encontradas no estacionamento do DNOCS durante auditoria, ano passado, todas zero km.

As picapes, todas cor branca e similares à do pregão, eram de 2011 e eram praticamente novas. Apenas uma registrava 1.000 km rodados.

A equipe da coluna procurou ontem a assessoria do DNOCS, por telefone. Orientada a questionar por email, até o fechamento não obteve resposta.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

_______________________

VIDA NOVA 

Nova Friburgo (RJ), que se recupera da tragédia bienal das chuvas, reinaugura a igreja de Santo Antônio no Centro. Muita gente que perdeu parente marca casamento.

NO VERMELHO

A pesquisa da Parlamento & Pesquisas (nº 20.322, TRE) sobre intenções de voto no DF deixou em polvorosa os políticos. É uma tragédia para o governo petista de Agnelo Queiroz: 18,3% consideram o governo Ótimo e Bom; mas Péssimo (16%), Ruim (28%) e Regular (35%), completam a lista. Foram ouvidas 2 mil pessoas no Plano e entorno.

. A despeito das tramoias reveladas, boa parte da população do DF ainda exalta José Roberto Arruda (sem partido), o ex-governador preso pela PF. Na estimulada para deputado federal, ele lidera a intenção de voto com folga: 19,8%.

. Na espontânea para o Governo, Joaquim Roriz continua a preferência dos brasilienses, mesmo longe do poder há anos. Aparece líder com 12%, seguido de Reguffe (PDT), com 6,5%, e Arruda (5,1%). Agnelo surge em 5º, com 5% das intenções.

. Gim Argello (22,7%), Reguffe (21,7%) e o petista Magela (15,4%) são os preferidos, hoje, para o Senado – que terá apenas uma vaga em 2014.

. Arruda diz a aliados que dentro de 80 dias decide se concorre. Apesar de preso, ainda não caiu na Ficha Limpa, condenado em 1ª instância por improbidade.

CAMPANHA$

O grupo que rediscute a Lei Eleitoral se reúne na Quinta. O deputado Marcelo Castro (PMDB-PI) quer diminuir o tempo de campanha para 60 dias, mas o presidente Vacarezza (PT-SP) não topa. Parte do PSD defende 45 dias. Isso baratearia os custos.

O SOM DO PODER

Relator do PL que trata da gestão coletiva dos direitos autorais, o senador Humberto Costa (PT-PE) foi para os hoje EUA a trabalho, onde fica três dias. Compõe mesa de debates sobre educação em Harvard. Mas também com cabeça no relatório. Durante a semana, Costa teve agenda intensa com artistas em Brasília, em almoço, e na casa do senador Randolfe (PSOL-AP), com a ministra da Cultura, Marta Suplicy. No Rio, ouviu (ideias, claro) Skank, Leoni, Chico Buarque, Caetano e Gil.

ARMADILHA!

O alerta vem da ONG Repórteres Sem Fronteira. Após 3 anos, a Assembleia do Equador colocou ontem em votação a Lei de Informação, que cria conselho de mídia: reportagens de denúncia contra órgãos públicos terão de passar pelo conselho, para ‘verificação, em contraste, com contextualização oportuna’. O Conselho de Regulação da Comunicação ainda terá poderes de multar veículos e a nova lei ainda os obriga a cederem 5 minutos por semana a ‘detentores de cargo público’, em cadeia de rádio, TV e nos jornais, previamente escolhidos pelo órgão.

PONTO FINAL

O BOPE do Rio é amador perto do que fez PM paulista com estudantes, jornalistas e professores.