Coluna Esplanada

Primeiro recado das mobilizações populares saiu do Amapá

Leandro Mazzini

Os partidos já buscam nomes que se identifiquem com os anseios sócio-políticos da massa para a eleição.

Os líderes partidários e membros das executivas esperam a inevitável renovação nas candidaturas, com perfil mais jovem dos futuros eleitos.

É a Geração Randolfe Rodrigues – o senador mais jovem do Congresso: Embora deputado estadual, poucos esperavam que um professor de História, do PSOL, vencesse políticos tradicionais do Amapá em 2010.

Antes, em 2006, o carimbado José Sarney teve de ir às ruas suar a camisa para não perder a eleição para a revelação Cristina Almeida (PSB), que perdeu por pouco.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

_______________________

GOTEIRA JUDICIÁRIA

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, será convocado à Comissão de Educação do Senado – requerimento aprovado de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS). Terá de explicar as goteiras no prédio do Arquivo Nacional, no Rio, patrimônio da pasta. As chuvas recentes destruíram vários documentos históricos.

SÓ IDA

Cadeirantes e idosos, levados de carros elétricos ao Mineirão, Sábado, numa cena bonita, ficaram a pé na saída. Arrastaram-se por 3 km até um ponto de táxi.

TRANSPARÊNCIA ENGAVETADA

O plenário do Senado já aprovou PEC 86/07 contra o voto secreto. Foi para a Câmara como PEC 196/12. Mas um pedido de vista a mandou para a gaveta.

COMO NASCE UM PROTESTO

O relato é da leitora Jéssica Bittencourt, de São Luís (MA). Sob sol escaldante da tarde de Segunda, um grupo que esperava um ônibus há duas horas num ponto se uniu revoltado e tomou a rua. Mais gente aderiu, e marcharam na pista. No fim do dia, mais cinco passeatas foram registradas em locais variados da capital, por motivos diversos.

PRÉ-CAMPANHA 

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) brada que é tardia a reforma política proposta pela presidente Dilma. Ganha um doce quem encontrar entre suas 17 proposições algo nesse sentido.

QUARTETO DO SILÊNCIO

Opositores contundentes, o quarteto não esboçou críticas à presidente Dilma na reunião no Planalto. Antes, Geraldo Alckmin (SP), Antonio Anastasia (MG), Eduardo Campos (PE) e Cid Gomes (CE) se reuniram com ela no gabinete, a portas fechadas. Um mistério, a pauta.

ORÇAMENTO IMPORTADO

A coisa anda feia no Orçamento. O Senado autorizou a União a contrair empréstimo de US$ 18 milhões no BID para financiamento parcial do ‘Programa de Fortalecimento da Prevenção e Combate à Corrupção na Gestão Pública’. Terá 15 anos para pagar.

BALA DO ACM

Acredite. O dono da fábrica de balas de borracha usadas pela PM nas capitais chama-se Antonio Carlos Magalhães, homônimo do ex-senador. Ele exporta para 40 países. E revelou ontem em audiência pública na Câmara: o tiro deve ter distância mínima de 20 metros. Menos, é risco de morte.

DOIS PTs

Análise do ex-ministro das Cidades Mario Negromonte (e não de José Pimentel, como anteriormente publicado) sobre a presidente Dilma: ‘É uma grande gestora. Precisa delegar mais aos ministros. Lula fez diferente. Era político e deixava seus ministros serem gestores’.

VAI QUE É SUA!

Dilma surpreendeu os governadores, já apertado$, ao dizer ter certeza da sensibilidade deles na isenção de PIS e Cofins para o óleo diesel dos transportes coletivos.

DAY AFTER

A comandante de tropa da PM do DF, Cynthiane Silva Santos, foi às lágrimas na Comissão de Segurança da Câmara ontem, e surpreendeu o presidente Otávio Leite (PSDB-RJ), ao relatar os confrontos na Esplanada.

PONTO FINAL

Essa onda popular sem limites provocou algo inédito: O PT e a presidente Dilma dialogarem com a base.