Coluna Esplanada

Comissão da Verdade sente o estalar dos ossos

Leandro Mazzini

Caiu como bomba ontem entre integrantes da Comissão Nacional da Verdade a revelação da coluna da reviravolta – e com viés judicial – do caso de desaparecidos do Araguaia (TO).

Especialmente porque a principal suspeita de trapalhadas nas trocas de ossadas em Brasília é a ex-guerrilheira Criméia Almeida, maior conselheira de Rosa Cardoso, atual diretora da CNV. Na Segunda, contam nos bastidores, Rosa, que tenta a recondução, será sucedida pelo ex-ministro José Carlos Dias no comando do grupo.

Rosa tentou audiência com a presidente Dilma e levou um fora. Dilma mandou o chefe de Gabinete atendê-la. Rosa queria tratar a recondução, que agora micou.

A coluna publicou que o ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh foi intimado pela Justiça Federal para prestar esclarecimentos sobre sumiço de ossadas de guerrilheiros.

Greenhalgh se diz alheio ao sumiço dos ossos de três guerrilheiros, num vaivém em Brasília. Diz que vai depor, mas cabe à Justiça investigar quem transportou as caixas.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

_________________________

CÉU DESGUARNECIDO

O descaso do governo e a demora em escolher os caças no Projeto FX deixarão a FAB em céus turbulentos a partir de Dezembro, quando vence o prazo de utilização dos caças Mirage, na base de Anápolis (GO). Não há peças de reposição e nem como vendê-los. Serão sucatas. É questão de soberania, porque são eles protegem os céus de Brasília. O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, vai remanejar caças americanos F-5, menos potentes que os Mirage, das bases do Rio e Rio Grande do Sul, para Anápolis. Mas a Aeronáutica aguarda o prometido reaparelhamento da base. Nem o americano F-18, nem o sueco Grippen, tampouco o francês Rafale. O sonho dos pilotos da FAB é o russo Sukhoi SU-35, o mais potente do mundo em alcance e com alto poder de fogo. Mas o lobby ocidental tirou os russos da disputa.

QUEM MANDA

O senador Aécio Neves (PSDB) apelou a um deputado da base na Alemg para que tentasse convencer líderes da greve da Polícia Civil de Minas a voltarem ao trabalho.

VERGONHA

A Polícia Rodoviária Federal de Leopoldina (MG) mandou para a cela dois agentes. Cobravam propinas na BR-116 na região de Fervedouro. A limpa só começou.

HERMANOS, DE NOVO

A despeito de o Paraguai estar na geladeira do Mercosul, a reaproximação com o Brasil se iniciou. Militares paraguaios foram vistos na Sexta no Comando do Exército na fronteira, conhecendo mais do Sisfron – Sistema Monitoramento de Fronteira.

REPOUSO & PATRIOTISMO

A presidente Dilma gosta de ficar em hotéis de luxo, mas tem sido patriótica. Em Assunção, para a posse do cigarreiro Horácio Cartes, ela trocou o Sheraton pela rede brasileira Bourbon. Lá se hospedou também Beto Richa, governador do Paraná.

Ô TREM, SÔ!

Agora que a investigação começa a entrar nos trilhos, petistas e tucanos descobrem que o nascedouro da Alstom e Siemens em grandes contratos foi com a Cemig no governo de Eduardo Azeredo (PSDB) em Minas. O PSDB queria uma CPI nacional. Tiro no pé.

BOCA DE URNA

Pesquisa da Gazeta do Povo do Paraná para o governo: Beto Richa (PSDB) tem 39%, Gleisi Hoffmann (PT), 24%; Requião (PMDB), 21% e Malucelli, 2%.

MERECIDO

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) indicou o idealizador da Ficha Limpa, Juiz Marlon Reis, para a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara de 2013.

contato@colunaesplanada.com.br