Coluna Esplanada

Embratur: Imagem do Brasil sobrevive a black blocs

Leandro Mazzini

Responsável por atrair turistas estrangeiros para o Brasil – com foco na Copa, pela iminência do evento – a Embratur constatou em pesquisa que as atuações dos black blocs no Rio e em São Paulo não afetaram em nada a imagem do País.

As sondagens são diárias junto às grandes operadoras de turismo na Argentina, Estados Unidos e União Europeia. ‘Não houve impacto nas compras de pacotes ou cancelamentos’, diz Flávio Dino, presidente da Embratur. Por ora os resultados são positivos.

As pesquisas da Embratur são realizadas também através de clippagem de mídia e jornais nos 13 escritórios internacionais. Em suma, ninguém lá fora sabe o que se passa aqui.

A despeito da força tarefa de segurança do governo do Rio, a polícia já sabe quem são os black blocs: traficantes disfarçados, e patricinhas e playboys revoltados sem causa.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook   

____________________

TUDO COMO ESTÁ

Justiça negou habeas corpus para Francisco e Edmundo Gaivski, irmãos de Eduardo, ex-assessor do Planalto acusado de pedofilia. A dupla tentou coagir testemunhas.

NOVOS GURUS

Os tradicionais marqueteiros de políticos perderam a áurea. Agora são obrigados a dividir as atenções dos clientes com os gurus das redes sociais que passaram a acompanhar os presidenciáveis. Vide Marcelo Branco, da presidente Dilma. Eduardo Campos se aconselha com Antonio Lavareda, mas leva nas agendas um consultor para Twitter e Facebook. Não é diferente com Aécio Neves, que tem núcleo para as redes.

LIGAÇÕES PERIGOSAS

A Brookfield, que revelou ter pagado propina de até R$ 4,1 milhões para liberar obras aos fiscais presos da Prefeitura de São Paulo, tem investimentos da Previ, o fundo de pensão do BB – que cede funcionários para a incorporadora, sob licença do banco.

EMENDAS CARIOCAS 

Com a promulgação da PEC da Música, do deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), constata-se o poder de fogo da bancada do Rio na atual legislatura (2011-2015). Das oito emendas constitucionais promulgadas, essa é de Leite, a outra de Andréia Zito (nº70).

MEMÓRIA

A PEC da Música (75) desonera o setor fonográfico para baratear CDs. A de Andréia é o ‘cálculo e correção dos proventos da aposentadoria por invalidez dos servidores’.

SINAL DOS TEMPOS

A coisa anda estranha em Brasília. O deputado boa praça Reguffe (PDT) enalteceu na tribuna a gestão do governador Agnelo Queiroz (PT), com quem pode concorrer.

QUE CRISE?

O 22º relatório anual de negócios de aviação da Honeywell consultoria revela que está prevista a entrega de 9.250 jatos, em encomendas de US$ 250 bilhões, de agora a 2022. Só este ano chegam mais 625 jatinhos nos hangares dos milionários mundo afora.

MERCOTUR

A Comissão de Turismo aprovou relatório do deputado Onofre Santo Agostini (SC) ao PDC 1.291/13, que normatiza o Fundo de Promoção de Turismo do Mercosul. Em suma: Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai terão um percentual para contribuir.

QUEBRA -MOLAS

O Brasil anda em baixa no mercado da F1. Não deve ter brasileiro na pista ano que vem. Ascenderam os novos ricos russos, alemães e venezuelanos, bancados pelo petróleo, conta fonte da coluna direto do circo dos GPs.

RECADO

O enterro da CPI do Erro Médico no Senado frustrou Marcelo Caron, o cirurgião plástico condenado por mortes de pacientes em Goiás. Caron, que cumpre regime semiaberto em Natal (RN), queria depor e abrir o verbo sobre casos do DF. Caron jogaria tudo no ventilador. Diz que já corrigiu várias cirurgias malfeitas em pacientes por colegas de Goiás e Brasília. E revelaria o que passou no MPDFT.

DUAS TRAGÉDIAS

Piada da Anac. É uma burocracia ter acesso a documentações de aviões. Um exemplo, não quis informar a situação do bimotor PT-KGK, que caiu em Maricá e matou dois.