Coluna Esplanada

Itamaraty blinda ex-embaixador que deixou a Venezuela

Leandro Mazzini

Cobrado pelos parlamentares, em audiência pública, sobre a notícia de que o ex-embaixador na Venezuela voltou para Brasília ameaçado de morte, o chanceler Luiz Alberto Figueiredo desconversou na Comissão de Relações Exteriores da Câmara e blindou o José Marcondes de Carvalho.

A revelação da Coluna mexeu com o Itamaraty, que nega veemente a informação. Mas a Coluna ratifica: Marcondes voltou em Outubro, três anos antes do estipulado, porque sua esposa recebeu ameças de morte. Ela é uma artista plástica peruana crítica do governo Nicolas Maduro.

Para os deputados, o chanceler avisou que é difícil apurar a denúncia sem ter provas contundentes. Obviamente. Marcondes é alinhado ao regime Chavizta, e a esposaagora tem medo de se expor.

Curiosamente, num ato sem precedentes e visto como tentativa de evitar a investigação no Congresso Nacional, o Itamaraty resolveu agraciar com a Medalha Rio Branco o presidente da Comissão na Câmara, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG). Barbosa foi avisado da honraria no dia em que a coluna revelou o caso – o mesmo dia em que houve a cerimônia no Ministério das Relações Exteriores. Outros agraciados receberam o aviso sobre a comenda com mais de 30 dias de antecedência.

Na quarta-feira que vem, a Comissão de Relações Exteriores da Câmara volta a debater a Venezuela. Vai receber a jornalista Vanessa Silva (Globovisión) e a deputada cassada (na canetada) Maria Corína Machado.

O MEDO DA VOLTA

O Congresso quer dar salvaguarda oficial ao retorno dos três líderes estudantis venezuelanos a Caracas. O senador Álvaro Dias e o deputado Mendonça Filho orientaram os jovens Euzebio Lovera (22), Gabriel Perez (23) e Vicente D’arago (20) a procurarem abrigo na Embaixada em Caracas no sábado, quando retornam ao país. O trio venezuelano passou por Brasília ontem e quarta para denunciar violação dos direitos humanos por parte do governo Nicolas Maduro e da polícia. Foram assassinadas 44 pessoas em protestos pacíficos nos últimos meses. Cinco líderes estudantis viriam a Brasília. Na terça um deles recebeu ameaça de morte e ficou. E outro foi detido pelo serviço de inteligência no Aeroporto de Caracas. O trio que viajou driblou o governo porque embarcou como turista, não como estudante.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook  

________________________

TÁ DOMINADO 

Não faltará transporte na Copa em Brasília, dominada por clandestinos no entorno e Plano. A polícia fecha os olhos. Sem apoio, a ANTT e o DFTRans ficam rendidos.

A LA OBAMA

Dezenas de agentes do serviço secreto chinês já desembarcaram no Brasil para preparar a vinda do presidente Xi Jinping em.. julho. Ele não quer fazer feio na segurança.

COMBO DA ANATEL 

O presidente da Anatel, João Rezende, diz que os consumidores terão boa surpresa em dois meses: as teles serão obrigadas a oferecer preços equivalentes, na mesma região, para os combos de canal a cabo, internet e telefone. Mas o cidadão tem que cobrar.

GRITO DA ALDEIA

A Frente Parlamentar Evangélica, motivada pelo deputado Henrique Afonso (PV-AC), pediu ao líder do PMDB, Eduardo Cunha, urgência na inclusão do PL 1057/07 ( Lei Muwaji – Infanticídio indígena) na pauta de votação no Plenário. A Funai fecha os olhos, por respeito às tradições indígenas, para a matança de crianças por etnias que vivem na região amazônica. Pagés matam recém-nascidos se os considerarem ‘amaldiçoados’. Os que escapam, são adotados por famílias.

LIXO CORRETO 

Recife receberá o projeto “Limpa Brasil – Let´s do it” no próximo dia 10. O movimento de conscientização em relação ao descarte correto do lixo surgiu na Estônia, em 2008, e deve passar por Fortaleza, São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro até 2015. O movimento foi trazido para o Brasil em 2010 por Tião Santos, do Movimento Atitude Brasil. Tião é o protagonista do documentário Lixo Extraordinário, de Vik Muniz.

______________________

Sugestões, pautas, denúncias: envie e-mail para pauta@colunaesplanada.com.br