Coluna Esplanada

PSDB já tem alvo preferencial para o verão 2014/15: MST na Venezuela

Leandro Mazzini

Foto extraída do site amambainoticias.com.br

Foto extraída do site amambainoticias.com.br

A oposição já tem alvo para o verão 2014/15: a ligação oficial do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) com o governo da Venezuela.

O líder do PSDB, senador Aloysio Nunes (SP), apresentou requerimento na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional para ouvir o embaixador da Venezuela no Brasil, Diego Bellavia. Desconfia da ‘troca de experiência agroecológica’ entre o governo do país vizinho e o movimento social brasileiro.

Em tempo, o governo da Venezuela continua no seu melhor estilo Chávez-Madurista: mandou recado para embaixadores em Caracas indicando contrariedade nos diálogos deles com a oposição. A chanceler da Colômbia, Maria Holguin, quebrou o silêncio de semanas e rebateu, para um jornal de seu País. Em outras palavras, indicou que isso não é democracia.

Não é de hoje que a situação sócio-política na Venezuela assusta os vizinhos na América do Sul. Em abril, a Coluna revelou que o então embaixador do Brasil em Caracas, José Marcondes de Carvalho, fugiu com a esposa do país após ameaça de morte ao casal. Ela é artista plástica peruana e fez críticas a Maduro. Embora tenha negado, o Itamaraty fez gestões para blindá-lo.

Siga o blog no Twitter e no Facebook