Coluna Esplanada

General deixará a APO e vai para o Comando Leste no Rio

Leandro Mazzini

Foto: Agência Senado

Foto: Agência Senado

Atualizada sexta, 6, 12h09 – O general Fernando Azevedo e Silva vai deixar a presidência da Autoridade Pública Olímpica (APO), a qual ocupa desde outubro de 2013, após a renúncia do ex-ministro Marcio Fortes por motivos pessoais.

A saída será oficializada nos próximos dias. Azevedo e Silva será o comandante do Comando Leste do Exército Brasileiro, no Rio de Janeiro – a maior vitrine da Força Armada no País.

O redirecionamento é iminente, a ponto de o general já ter exonerado um dos principais assistentes, que será indicado para um dos principais cargos no setor de Pára-Quedismo no Comando Leste. A mudança atende também ao cronograma de substituição do comando no Exército, com a saída do general Enzo Peri do comando-geral do Exército nesta quinta-feira (5), após oito anos à frente da Força.

O Governo ainda não escolheu quem vai substituir o general no cargo, a pouco mais de um ano dos Jogos Olímpicos. Um grupo defende a nomeação de um atleta, e dois nomes são citados, por ora: a ex-jogadora de basquete Hortência, e o judoca Flávio Canto.

O PT quer emplacar no lugar de Azevedo e Silva o ex-tesoureiro Edinho Silva, mas o atual cenário político-policial para o partido não favorece a indicação. Apesar disso, fontes palacianas garantem que o ex-tesoureiro está a um passo do cargo.