Coluna Esplanada

Novo PTB terá a cara do DEM sob comando de um condenado

Leandro Mazzini

Foto: Ag. Câmara

Jefferson: ele cumpre pena no Rio condenado na AP 470 (Mensalão) Foto: Ag. Câmara

Não é segredo no Congresso Nacional a tratativa entre os dois partidos para a fusão do DEM – que definha – com o PTB. O partido será rotulado de Novo PTB, por ora, conforme repetem deputados. Mas pela representatividade aos holofotes em Brasília, a nova legenda nasce com a cara do DEM sob comando de um presidiário – por ora, porque pedirá para deixar a cadeia após pagar multa, conforme revelado por Bernardo Melo Franco. 

Toda a orientação sai de uma cela de presídio no Rio de Janeiro, onde bate ponto à noite o apenado Roberto Jefferson, que cumpre prisão em regime semiaberto. É ele quem realmente manda no PTB, enquanto a filha, Cristiane Brasil, ex-vereadora na capital fluminense e agora deputada federal, faz as vezes de presidente do lado de fora.

O PTB não tem grandes expressões atualmente no Congresso, e rostos conhecidos como os dos senadores Ronaldo Caiado (GO), Agripino Maia (RN) e o deputado federal Mendonça Filho (PE) podem tomar a vitrine – obviamente, se ficarem no novo partido. Pela lei, podem usar a 'janela' e migrarem para outra legenda.