Coluna Esplanada

Em sessão, índios se divertem nas redes sociais usando notebooks do Senado

Leandro Mazzini

Foto do blog

Os nativos acessavam seus perfis no Facebook usando os notebooks dos senadores. Foto do blog

O presidente da Funai, Flávio Chiarelli, discursava ontem ao fim da tarde na sessão solene em homenagem aos índios no Senado, enquanto as atenções de pelo menos 15 nativos de cocá estavam nas redes sociais, usando os notebooks dos senadores.

Os nativos de variadas etnias também fizeram manifestação pacífica no gramado do Congresso Nacional contra a PEC 215, em tramitação na Câmara, cujo texto retira poder da presidente de demarcação de reservas indígenas e o passa para decisão de plenário do Congresso.

Há receio da Funai de que, diante do perfil de empresários e fazendeiros ligados ao agronegócio, os índios tenham derrotas seguidas nas demandas por reservas.

O plenário do Senado foi ocupado ontem por nativos de variadas etnias. Foto do blog

O plenário do Senado foi ocupado ontem por nativos de variadas etnias. Foto do blog

A sessão no Senado foi vista por parlamentares, em especial os ruralistas, como um desagravo de aliados da entidade, em contraponto à tentativa de deputados instalarem a CPI da Funai. Criticavam o fato de os nativos viverem atualmente numa modernidade bem diferente das tradicionais aldeias, com picapes de luxo e roupas de grife. Um deles desfilava ontem pelo Senado de chapéu Panamá.

O deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) pretende protocolar a CPI na próxima quarta (22). Se autorizada e instalada, deve começar a investigação pela nova sede da entidade: um edifício novo de 15 andares recém-alugado no Setor de Autarquias Sul, em Brasília, a despeito da ordem da presidente Dilma de contenção de custos.