Coluna Esplanada

Em vídeo, militares confraternizam com general demitido por Dilma

Leandro Mazzini

Clique na imagem para assistir

Clique na imagem para assistir

Um vídeo que circula no Youtube mostra o então general comandante do 3º Comando do Sul (Santa Maria -RS), Martins Mourão, confraternizando com oficiais na caserna, num restaurante.

A publicação é referente a um ato de desagravo ao militar, cujo link foi enviado por um dos participantes à Coluna. Ele diz que o ato foi antes da demissão do general pela presidente Dilma Rousseff, mas todos já previam a retaliação do Governo e da Defesa.

O general Mourão foi transferido para Brasília, segundo boletim Informex, do Comando do Exército, para a Secretaria Financeira do QG.

Nos bastidores, o motivo foi a sequência de críticas do militar ao Governo, de falas à tropa contra a corrupção no Governo e na política e por ter autorizado uma homenagem póstuma ao coronel Brilhante Ustra ( veja aqui ), um dos mais conhecidos torturadores do regime militar, morto há duas semanas.

Não há ilegalidade na homenagem póstuma ao militar. É rotina na caserna. Mas em se tratando de Bilhante Ustra, Dilma e alguns conselheiros da extinta Comissão Nacional da Verdade – que cita Ustra – entenderam como provocação a ex-ativistas e a famílias de vítimas do regime.