Esplanadeira: Ética na rede, PF em Salvador e as bicadas tucanas
Leandro Mazzini
Esplanadeira é a seção com as ''curtinhas'' do dia da Coluna
ÉTICA NA REDE
O presidente da Comissão de Ética da Presidência da República, Mauro Menezes, quer dar mais transparência aos processos que tramitam no órgão.
A ideia do advogado, não muito bem vista por setores Governo, é disponibilizar o andamento das apurações no portal da Comissão. Atualmente, 11 ministros do presidente Michel Temer respondem a processos no órgão – dez deles (todos parlamentares) acusados de votar pelo impeachment em troca do cargo com motivações pessoais e políticas.
CABEÇAS EM SALVADOR
Justo neste momento que saiu da toca uma ‘filhote’ da Lava Jato na cidade, alguns dos principais delegados da Polícia Federal estão em Salvador para um simpósio sobre combate à corrupção, entre eles os líderes da Operação baseada em Curitiba. O evento capitaneado pelo presidente da ADPF, Carlos Eduardo Sobral.
AUTONOMIA PARA PF
Aliás, a ADPF cobra do Ministério do Planejamento a confirmação dos concursos para delegados federais. Como revelou a Coluna, são mais de 400 vagas abertas na classe no país, e outros 400 vão se aposentar nos próximos três anos. A PEC 412, que tramita no Congresso, garante a autonomia orçamentária da PF para contratações e outros objetivos
DEFESA ONLINE
Marcelo Freixo soltou um interessante vídeo nas redes apresentando parte de sua equipe e currículos. Para mostrar que não tem porras-loucas no comitê como se fala nas ruas.
BICADAS
Caciques tucanos vão tentar apaziguar os ânimos entre o ex-governador Alberto Goldman e o prefeito eleito João Dória. Goldman mantém a visão de que “Dória comete um grave erro ao colocar o ‘político’ em contraposição ao ‘administrador”.
500 PÁGINAS!
O advogado da ex-presidente Dilma, José Eduardo Cardozo, aposta a última cartada na sensibilidade da nova presidente do STF, Cármen Lúcia. A peça que pede a anulação do impeachment “tem todas as bases e argumentos ” para ir a plenário, diz Cardozo.
FERRO VELHO
O terminal 1 do Aeroporto do Galeão continua uma bela porcaria. Feio, abafado, pouco espaço para circulação e ineficiente. As companhias aéreas também não ajudam. A reposição de bagagens demora até 45 minutos – quase uma ponte-aérea São Paulo-Rio.
ULYSSES É 100
Ulysses Guimarães completaria hoje 100 anos. O PMDB prepara comemorações, mesmo discretas, em todo o País. E não só o partido o rememora. Para o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, o centenário de Ulysses é oportunidade para uma reflexão sobre o atual momento político do Brasil: ''mais encontro e menos confronto''.