Coluna Esplanada

CPI da Lei Rouanet começa com guerra Governo x PT

Leandro Mazzini

A recém-instalada CPI da Lei Rouanet na Câmara dos Deputados começa com uma guerra entre Governo e o PT.

O deputado Sóstenes (DEM-RJ) quer convocar o ator José de Abreu – há notícias de que mora em Paris – defensor de Lula da Silva e Dilma Rousseff.

No contra-ataque, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) apresentou requerimento para convocar Bia Dória, artista plástica esposa do tucano João Dória Jr, prefeito eleito de São Paulo.

Na pauta, a investigação sobre uso do dinheiro público através de incentivos fiscais para arte, peças de teatro, filmes, exposições.

Estão na lista para convocação o ministro da Cultura, Marcelo Calero, o ex-presidente Fernando Henrique, e os cantores Gilberto Gil e Chico Buarque.  Outros alvos iniciais serão patrocinadores como Petrobras e Boticário, e os beneficiários Circo de Soleil, Fundação Roberto Marinho, Rock in Rio e o ator Fábio Porchat.

Todos estes citados já são alvos de requerimentos apresentados.

O próprio Sérgio Paulo Rouanet será convidado a dar sua opinião sobre a farra de recursos mal utilizados, que motivou operação recente da Polícia Federal.

O comando da CPI dá o tom da guerra que vem por aí. Não há contrapeso. O presidente é Alberto Fraga (DEM) e o relator será o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG)

O Blog no Twitter e no Facebook