Coluna Esplanada

Líderes na Câmara apresentam na terça metas do ano

Leandro Mazzini

Prevendo a tradicional letargia em 2014, por causa das eleições majoritárias, o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), quer uma pauta propositiva dos partidos para alavancar o trabalho legislativo.

Pediu aos líderes que levem na próxima Terça uma lista com os projetos de seus desejos para debate. As propostas que forem consenso do escrete entrarão como metas da Casa este ano. Alves não revelou o que ele pessoalmente quer priorizar.

O presidente não quer farra, lista demasiada ampla ou com motivações eleitorais. Quer apenas “uma lista concisa” de cada líder da base e da oposição.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

________________________

EPA, EPA

Surgem relatos nos corredores do Hospital da Criança, em Brasília, de assédio moral contra servidores para que abram vagas a apadrinhados políticos.

VIVA NIEMEYER!

Um grupo de 16 arquitetos alemães passeou na Quinta pelas galerias da Câmara e do Senado. Saiu surpreso com as Casas vazias, mas gostou do que Niemeyer planejou.

FUMO GROSSO!

A Souza Cruz partiu para a Justiça contra a Tabacalera del Este S.A., do Paraguai. A acusa de responder por 41,9% do cigarro contrabandeado para o Brasil, ou 7,9% do mercado aqui. A fumaça fica é preta quando se descobre que o dono da empresa é Horacio Cartes, do Partido Colorado, que disputa a… presidência do Paraguai.

APERTO NELES

Autor da PEC 89/2011, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) reforçou pedido para ela entrar em pauta. A proposta obriga que os diretores de agências reguladoras compareçam às comissões do Senado anualmente para prestar contas.

SCRIPT

Delegado licenciado, o deputado Protógenes (PCdoB-SP) já descobriu, por investigação da PF, quem furtou seu Ipad no Aeroporto de Congonhas. Pegará o sujeito em Brasília. Ainda rastreia para saber se haverá interceptador.

PODER & FÉ

Com agenda mais tranquila, o senador José Sarney (PMDB-AP) levará a esposa Marli à missa na catedral do Divido Pai Eterno, em Trindade (GO), na 1ª quinzena de Março.

‘PROMESSÃO’

O PSDB decidiu em reunião da bancada que todos os deputados vão abrir mão dos 14º e 15º salários na Casa e vão trabalhar para aprovar o voto aberto para qualquer votação na Câmara. A conferir.

QUEM AVISA..

A fala é de quem entende do assunto. Presidente do Cruzeiro por 17 anos, o senador Zezé Perrella (PDT-MG) desabafa: o que o governo gasta de dinheiro público com a Copa poderia ser bem empregado na Saúde e Educação.

…CARTOLA É

Para Perrella, “O Brasil arcará com os gastos e a FIFA, ditatorial, ficará com os lucros”. O custo mensal do Mineirão será de R$ 30 milhões, bancados também pela prefeitura.