Coluna Esplanada

Sósia de Dom Luciano, Cunha imprime seu “cardinalato” no PMDB

Leandro Mazzini

Veja a montagem acima , com as fotos: São dois ''cardeais'' – um político, e outro, de fato foi um bispo católico, com status de ''cardeal'' entre os seus, pela importância de conselheiro. A despeito da semelhança, o deputado Eduardo Cunha, o da esquerda, não teve qualquer ligação com o seu sósia, o saudoso Dom Luciano Mendes de Almeida.

Dom Luciano nasceu em Outubro de 1930 no Rio, e faleceu em São Paulo, dia 27 de agosto de 2006. Jesuíta e bispo católico, até sua morte era o quarto arcebispo da pequena Mariana, nas montanhas de Minas.

Tão carioca como ele, Eduardo Cunha vem imprimindo hoje um tipo de cardinalato no PMDB da Câmara sem igual. O termo usado pela Igreja sugere liderança, função consultiva ou administrativa nas Congregações.

Não é diferente nas hostes do PMDB. Há quem diga no Congresso que o poder de Cunha extravasa a bancada, que ele comanda um grupo suprapartidário disposto a segui-lo em qualquer orientação de voto, independentemente do teor em análise.

Mas de onde vem esse poder? Quando nasceu a figura dita polêmica? Certo dia este repórter o interpelou quanto a isso. Ouviu uma simples frase do economista que se tornou deputado: ''Eu apenas leio a constituição, estudo os projetos, só isso''.

Entrelinhas, naquilo que pode ser uma provocação do parlamentar, mas soou naturalmente, supõe-se que ele sabe mais das coisas que os seus pares – e sabe como usá-las a seu favor, ou a favor do partido.

Eduardo Cunha é próximo do presidente da Câmara, Henrique Alves, e também do vice-presidente Michel Temer – com quem dividia, até pouco tempo, mesa cativa no restaurante Piantella, reduto de políticos em Brasília. Temer no entanto se afastou da dupla gradativamente durante a campanha presidencial de 2010.

Na trupe do Poder eis a questão: O que sabem de Cunha e o que Cunha sabe deles? Independentemente da resposta, Cunha, a despeito de adversários ou inimigos congressuais, vem galgando patamares na política em Brasília, pelo que se vê sem auxílio de padrinhos. Tem poder por conta. Até quanto, depende dele.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook