Ameaças de Cachoeira provocam enxurrada na política goiana
Leandro Mazzini
A crise começou na Sexta, dentro do Palácio, em Goiânia, quando repórter perguntou a Andressa Mendonça sua opinião sobre o governador Marconi Perillo a chamar de ‘penetra’, num evento beneficente – o caso não foi divulgado.
Marconi acabara de cumprimentá-la friamente. Com as dores da esposa, Carlinhos Cachoeira, o capo do cerrado, desfilou recados figadais contra Perillo em polêmico artigo escrito por jornalista ghost writer ontem.
Cachoeira continua na sombra, mas a esposa Andressa ainda circula na alta sociedade goiana, é bajulada nas ruas, com motorista e seguranças.
Com o artigo, publicado no Diário da Manhã, o bicheiro abriu a temporada da morna pré-campanha ao citar que guarda segredos, e descerrou a cortina do que se passa no palco político goiano.
Goiânia vive ebulição. José Eliton Junior, vice de Marconi, saiu do DEM e se filiou ao PP. Esvaziou Ronaldo Caiado (DEM), pré-candidato ao governo, que agora pede seu mandato na Justiça.
Junior da Friboi, que trocou o PSB pelo PMDB, disputará o governo como candidato ou vice, e tem dito a amigos que ‘vamos tirar todo mundo deste governo aí’.
Curiosamente, o artigo de Cachoeira no Diário da Manhã saiu na mesma página (3) em que foi publicado o artigo da presidente Dilma Rousseff. Nas redes sociais, circula uma foto do Instagram de Andressa ao lado de uma loura apontada como a primeira-dama do estado, mas não se trata de Valéria Perillo, pelo indicado por contatos ao blog.
Durante evento ontem, sem referências, Perillo disse ‘ter consciência tranquila de encabeçar um governo que não tem nada a esconder’.
Siga a coluna no Twitter e no Facebook
_______________________
A SOMBRA DE CHÁVEZ
Leocenis García, editor do jornal Sexto Poder, foi preso ao protestar contra o Conselho Nacional de Telecomunicação da Venezuela, que tirou do ar o canal privado Atel TV, em Maracaibo. García negociava a compra do canal para fortalecer a mídia independente, mas o presidente Nicolas Maduro fechou o cerco. Por aqui, petistas e comunistas do PCdoB simpáticos ao regime Castrista, de Cuba, e ao herdeiro do Chavizmo da Venezuela, debatem abertamente o controle da mídia pela ‘regulamentação’. Querem debate, claro, político e partidário.
CHAPADINHA DA SILVA
A prefeita Chapadinha, ou melhor, a dona Ducilene Pontes (Belezinha), que administra Chapadinha (MA), anunciou cinco grandes obras de R$ 140 milhões para poucos meses, citou o blogueiro Luís Pablo. Nem Haddad, de SP, tem um projeto assim. Na campanha para o governo, a qual venceu, Roseana Sarney prometeu 72 hospitais no estado, excelência em saúde pública no país, a ponto de o pai se internar só em SP.
LOBBY NA PAUTA
Entra hoje na pauta da CCJ da Câmara o projeto 1202/12, de Carlos Zaratini (PT-SP), que regulamenta a atuação de lobby no Congresso e nos Poderes públicos. O texto, ao contrário do que se pode imaginar, é sensato: É freio de arrumação.
SILÊNCIO JUDICIAL
O TJDFT não se pronunciou ainda sobre o projeto de lei enviado ao Congresso Nacional, que torna juiz de paz cargo de indicação partidária e com poderes ampliados para decisão sobre casos de trânsito e de agrários – em suma, grilagem.
PROBLEMA AMAZÔNICO
O deputado Francisco Praciano (PT-AM) traz números alarmantes do Amazonas: segundo ele, ‘42% da população estão na pobreza, e 18% está na pobreza absoluta’. ‘O mundo cobiça a Amazônia pelas riquezas. Falta o Brasil cobiçar a Amazônia’.
MULHER & PODER
Na biografia de José Dirceu escrita por Otávio Cabral, nas páginas 207 e 208 ele cita que uma ex-BBB e capa da Playboy passou a noite com o petista em Brasília, por R$ 30 mil, presente em 2004 de um político que fora nomeado ministro.
PESCARIA
O ministro Crivella levou para Israel o senador Benedito de Lira (PP-AL), presidente da Comissão de Agricultura. Israel é líder em tecnologia de cultivo de peixe em tanques. A ideia é convencer o governo a incluir o peixe na cesta básica.
PONTO FINAL
Será que toda a ameaça de Cachoeira foi cascata?
contato@colunaesplanada.com.br