Coluna Esplanada

Congresso debate afrouxar leis moralizantes e vira alvo fácil

Leandro Mazzini

As manifestações programadas para esta Quarta-feira à tarde, com nova marcha rumo ao  Congresso, ganham força diante de algumas pautas em debate no Congresso Nacional.

A percepção dos próprios parlamentares é que o Congresso Nacional perdeu o rumo – e o pudor, o que dá razão para manifestantes voltarem hoje.

Este ano, Câmara e Senado criaram Grupos de Trabalho Parlamentar que, pelos debates, indicam extinção de propostas moralizantes.

O grupo que discute a minirreforma eleitoral pode derrubar a Ficha Limpa e flexibilizar prestações de contas de candidatos. Os recém-criados grupos, nas duas Casas, para rediscutir a Lei de Licitações pretendem afrouxá-la.

Não bastasse isso, a PEC 37, que inibe poder de investigação ao Ministério Público – de onde parte a maioria das denúncias contra corrupção – entra em pauta dia 26 com grandes chances de aprovação.

Ontem, foi tensa a reunião de líderes na Câmara. Nenhum dos líderes sabia o que dizer sobre a ocupação do Congresso pelos jovens. o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN), pediu a cada um pautas propositivas dos partidos, como resposta.

Presente à reunião, o deputado Mario Heringer (PDT-MG) se retirou irado com a falta de bom senso, segundo diz: ‘Vocês só querem falar, não estão ouvindo o povo’.

Do lado de fora, por volta das 17h, mais de 100 policiais militares desembarcaram no gramado do Congresso Nacional e fizeram cordão de isolamento – o que se repetirá hoje.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

_________________

'SUPERFICIAL'

O senador José Agripino Maia (DEM-RN) ficou insatisfeito com o depoimento do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral), ontem, que mirava o caso Rose Noronha. ‘O caso precisará ter desdobramentos. As explicações dele foram superficiais’.

COLADO, NÃO

Dica para quem quiser tirar foto com Joaquim Barbosa, presidente do STF: não coloque a mão em suas costas ou ombro. O segurança se irrita e manda tirar, disse fonte-tiete.

CAMPANHA$

Do deputado Jerônimo Goergen (RS), da nova geração do PP, sobre proposta de reduzir o tempo de campanha: ‘A diminuição dos custos será imensa’.

DETETIVE

Levy Fidelix, presidente do PRTB – que está sob intervenção judicial – enviou para Vitória (ES) um advogado. Quer ver o documento, que diz ser falso, sobre a mãe, Lecy Fidelix, ser filiada ao PP. O suposto documento é de antes da fundação do partido, diz.

DE: ABI; PARA: ALÉM

A situação anda feia na ABI, casa de notórios e atentos jornalistas. O jornal da instituição enviado para o senador Zezé Perrella (PDT-MG), herdeiro da vaga, segue há mais de ano em nome do Ilustríssimo Senador Itamar Franco.

FRENTE DA GARGANTA

Ex-deputado federal e candidato derrotado ao Senado, Claudio Vignatti (PT-SC) lidera campanha para criar a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Brasileira de Bebidas. É para contraponto à ABIR, ligada à Coca-Cola.

TRISTEZA SEM FIM

Estão inconsoláveis os parentes das vítimas do voo 1907 da GOL. Aguardam desde 15 de Junho de 2012 julgamento do processo de pertences/pilhagem perdidos com a queda. Reclamam que muitos objetos pessoais sumiram. Caso chega ao TRF 4ª Região (RS).

PESAR

O jornalismo perdeu dia 9 um dos melhores repórteres do País, Marcos Coutinho, vítima de AVC, considerado um dos expoentes do jornalismo investigativo. Editor do portal ‘Olhar Direto’, foi dele a denúncia da ‘Máfia dos Sanguessugas’.

COLLOR 2.0

As pesquisas em Alagoas indicam Fernando Collor líder na pré-disputa para o governo. Quieto, quieto, o senador Benedito de Lira (PP-AL) surge em 3º. Pode ser o fiel da balança.

contato@colunaesplanada.com.br