Coluna Esplanada

Na iminência da visita do Papa, lei sobre aborto assombra Dilma

Leandro Mazzini

Simpático à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), um dos mais notáveis juristas do país, Ives Gandra Martins, visitou o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, para alertar sobre o PLC 03/2013 que está na mesa da presidente Dilma para sanção.

A proposta pode trazer nova dor de cabeça para ela se sancionada, e abre brecha para legalizar o aborto. A Ives Gandra, o ministro prometeu alertar a presidente Dilma sobre a polêmica, relatou assessoria de Carvalho.

O PLC chega à presidente num momento delicado: na iminência da visita do Papa Francisco e num cenário com popularidade em baixa da petista.

O inciso IV do Artigo 3 do projeto prevê a ‘profilaxia da gravidez’ para mulheres vítimas de estupro, mas sem detalhar, abre interpretações jurídicas para outros casos.

A bancada evangélica quer veto total e pressiona o ministro Carvalho. Alguns representantes, como o deputado pastor Marco Feliciano (PSC-SP), pediram audiência com ele.

A presidente tem mais uma semana para se decidir. Na campanha em 2010, boatos sobre a suposta aprovação de Dilma ao aborto chegaram ao Papa Bento XVI, que enviou recados velados. O assunto deixou em polvorosa seu comitê de campanha à época, que iniciou força-tarefa para conter rebelião eleitoral dos católicos e evangélicos. Lembre aqui.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

________________________________

MERCOSUL REFORÇADO

A presidente oficializou três consulados na América do Sul, para fortalecer os laços com o Mercosul. O decreto 8.044 do dia 10 eleva à categoria de Consulados os escritórios do Itamaraty em Paso de Los Libres e Puerto Iguazú (Argentina), Salto del Guaira (Paraguai) e Cobija, na Bolívia. Foram comemorados ontem na reunião em Montevideo.

MEDÃO

A presidente Dilma pisou duro rumo aos ministros durante a vaia no discurso para os prefeitos, todos viram. Mas os ministros ouviram da turma do gargarejo algo pior para Paulo Ziulkosk, da CNM: ‘Tá com medo dela!’.

UM EXEMPLO

Apenas um exemplo da pendenga dos prefeitos de pires nas mãos. O de Ibirajuba (PE) – 7.554 habitantes – Sandro Arandas (PT), tomou posse com 26 escolas sucateadas. Adiou o ano letivo por 40 dias para reformar metade. A frota da prefeitura sucateada. Houve queda de FPM de 22% em Abril, relata Sandro, que depende das emendas parlamentares. O reservatório de água fica a 70 km e secou há há um ano.

EXPERIÊNCIA

Veterano na Casa, o deputado Fernando Ferro (PT-PE) sentencia: a reforma política irá aumentar ‘o fosso entre as vozes da rua. Falta agressividade para atacar o problema’.

BODE EXPIATÓRIO

Para a oposição a suposta criação da CPI da Espionagem americana pode ser manobra para desviar a atenção para a que DEM e PSDB querem: a CPI do BNDES e suas benesses para empresas amigas do governo, conta o líder Agripino Maia (DEM-RN). A oposição quer incrementar o inferno astral do bilionário Eike Batista. A CPI do BNDES, diz Agripino, é ‘a investigação do que o governo vem fazendo para tomar empréstimos junto ao público e transferir um dinheiro a juro baixo para o Eike’.

AMARGOU

O Senado vai cobrar lanche e passa a servir café expresso no seu Cafezinho, também cobrado. Hoje são cortesia dos gentis garçons. Mas a equipe do Blog Café & Conversa, tradicional em Brasília, experimentou a bebida e não aprovou.

FRENTE WILLYS

O deputado Jean Willys (PSOL-RJ) constituiu a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos. ‘Trouxemos o Conselho Nacional de Igreja Cristã (Conic) que legitima essa frente, não a comissão de Direitos Humanos’, da qual saiu em protesto.

A REVOLTA DO PARQUE 

Lição que vale um livro. Capítulo 1: menina encontrada morta vítima de estupro perto de parque de diversão em Curitiba. 2: Polícia prende três funcionários que confessam crime. 3: População queima todo o parque. 4: exames comprovam a inocência do trio. O caso lembra a piada do coelhinho preso pela PM que jurava ser um leão que matou uma hiena. Os funcionários do parque revelaram que foram torturados para confissão.

PONTO FINAL

Piada pronta: O governo queria importar médicos cubanos. Os médicos brasileiros articulavam importar Fidel para dar um jeito no governo.