Coluna Esplanada

Ministro entrará na disputa pelo governo do Rio

Leandro Mazzini

A despeito de futuros cenários em pesquisas no estado, o ministro da Pesca, Marcelo Crivella (PRB), decidiu que vai disputar o governo do Rio ano que vem.

O inferno astral com a baixa aprovação pessoal e do governo de Sérgio Cabral incentiva outros. O senador Lindbergh Farias (PT) já consolida apoio em cidades-polo. O deputado e ex-governador Anthony Garotinho (PR), potencial nome ao Senado, está à espreita.

O candidato de Cabral à sucessão, o vice Luiz Pezão (PMDB), foca a agenda em visitas na Baixada Fluminense. O seu vice dos sonhos é o xerife Mariano Beltrame.

Neste caso, o ministro da Pesca deve deixar a pasta em Abril do ano que vem. Na conta do governo, mais de meia dúzia de ministros são pré-candidatos a governos.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook

_________________

MILITARES X CNV

O grupo Terrorisma Nunca Mais (Ternuma), composto por militares e civis, vai à Justiça contra a Comissão da Verdade. Enviou carta à Casa Civil do Planalto e questionou instalação da CNV. Revoltados com o que chamam de procedimento ‘aético adotado na condução dos seus trabalhos, em particular a audiência do Cel. Ustra’. O Ternuma ainda questiona a nomeação de três membros da CNV, entre eles ex-esquerdistas, que consideram não ter capacidade para tal. E encaminhou a mesma carta à Procuradoria Geral da República. Quer ‘judicializar a questão’.

O LEITOR

Contada por portenhos: O jornaleiro da Plaza de Mayo recebe os jornais com manchetes ‘Papa es argentino’. Em dois dias toca o telefone, de Roma vem a voz conhecida: ‘Amigo, aqui é Cardeal Bergoglio, creio que neste domingo não poderei pegar o jornal’.

O PILOTO 

Um piloto baiano de bicicross, Leonardo Gonçalves, virou a alegria de Jaques Wagner, que o bancou com a bolsa Esporte. Ficou em 7º em etapa mundial na Nova Zelândia.

PRÉ-CAMPANHA É FOGO

O deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), irmão de Geddel, que disputará o governo, manda recado para Wagner na Bahia: ‘Você não está fazendo o que queremos’

COLISÃO INTERESTADUAL

A deputada do DF Celina Leão (PSD) foi palestrar na CPI do Transporte na Câmara de Curitiba e ouviu desaforos. Lá da plateia, o dono de linhas mandou ela voltar para casa.

COPA NO NORDESTE

A revelação é de decano empresário do Rio, com trânsito no Golf Club. Há 10 anos, Ricardo Teixeira, presidente da CBF, e João Havelange, o poderoso da FIFA, negociavam realizar a Copa no Brasil exclusivamente na região Nordeste. A FIFA está impressionada com Brasília. Considera a melhor capital-sede na conjuntura além-arena: a rede hoteleira e mobilidade urbana. Sem alarde, o secretário Jérôme Valcke mandou recado para o comitê brasileiro. Que se cuide a arena Corinthians.

TRATOR SEM PLACA

A resolução do CONTRAN que determina até o final do ano que vem o fim do emplacamento de tratores será uma mão na roda para os produtores rurais. Os valores variam para cada estado. Por baixo, uma economia de R$ 500 por veículo. Com a resolução vai para o brejo o projeto do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) aprovado na Câmara e em tramitação no Senado. Mesmo assim, ele comemora a sua iniciativa que sensibilizou o governo.

REVOLTA DO PRATO 

Servidores do INSS estão impetrando na Justiça seguidas ações, e com vitória, pedindo equiparação do valor auxílio alimentação com os do TCU, que ganham o dobro.