Barroso liga para líderes do Congresso e explica contrato
Leandro Mazzini
O ministro do STF Luiz Roberto Barroso partiu para uma ofensiva discreta no Congresso Nacional em sua defesa.
Em meio à tensão do julgamento do Mensalão, preocupado com o vazamento da notícia de que seu antigo escritório ganhou contrato de R$ 2 milhões, sem licitação, para defender a Eletronorte, Barroso telefonou esta semana para os principais líderes no Congresso. Da base e oposição.
Para evitar qualquer ilação, o ministro se disse alheio ao contrato, e justificou competência de ex-sócia para a ação de arbitrariedade que envolve a estatal. Convenceu, segundo caciques.
As ligações foram sigilosas, mas um presidente de partido da oposição ao governo confirmou para a Coluna que conversou com Barroso.
Siga a coluna no Twitter e no Facebook
____________________
AVOADO
Da série ‘Tanta coisa importante na fila e..’ o deputado Amauri Teixeira (PT-BA) apresentou requerimento (427/13) para debater o ‘desaparecimento das abelhas’.
LÁ VEM O ALEMÃO
O novo presidente do COI, o alemão Thomas Bach, já mandou recado para o Comitê Rio 2016. Ele não gosta do poder centralizado ao prefeito Eduardo Paes.
CARA & CRACHÁ
A Polícia da Câmara vai investigar Tony Reis, líder GLBT que andou pela Casa na Quarta. Há suspeita de que usou crachá de servidor para acessos a áreas restritas.
A BELA E A FERA
A delegada Andréa Pinho, que coordenou a Operação Miquéias da PF ontem, é a mesma que investiga as denúncias de corrupção contra o ex-presidente Lula em inquérito criminal aberto pela PF. Considerada linha dura, está na corporação desde 2007 e atua na Delegacia de Crimes Financeiros e Combate à Corrupção. A denúncia foi da Procuradoria da República do DF, com base em depoimento de Marcos Valério, em que, segundo o publicitário, Lula sabia de todo o esquema do Mensalão. A delegada, agora, volta a priorizar o caso.
TIRO CERTO
Avaliação de congressistas suprapartidários: Eduardo Campos (PSB) acertou na escolha da candidatura ao Planalto. Não tem nada a perder. Ele se elege presidente, ou no mínimo ministro – de Dilma Rousseff, Aécio Neves ou Marina Silva.
SEXO E O PODER
Foi criada a Comissão Especial para o parecer ao PL 4211/12, que ‘regulamenta a atividade dos profissionais do sexo’, comemorou o líder do PT, José Guimarães.
PSB x PT
Candidato à presidência do PT, o deputado Paulo Teixeira (SP) teme o distanciamento de Eduardo Campos (PSB) do projeto eleitoral de 2014 e defende a reaproximação. ‘Há interesses do governo, da base, e não devemos esgotar as possibilidades’. A despeito da futura candidatura de Campos à Presidência, Paulo Teixeira lembra que PT e PSB estão unidos em vários estados em chapas para 2014. ‘Vou conversar no partido e levar a situação para a presidente Dilma’.
CALMA, PASTOR!
Após mandar prender por atentado ao pudor – sem sucesso, claro – duas meninas que se beijaram em evento público no qual participou em São Sebastião (SP), o deputado pastor Feliciano passou o vídeo do beijo na Comissão de Direitos Humanos.
NOVA BRASÍLIA
A pesquisa da Codeplan sobre Ceilândia, a primeira e maior satélite de Brasília, traz dados interessantes: 54,6% têm internet banda larga; 33% têm TV a cabo; 100% da cidade é asfaltada.
TÃO PERTO
Tropa da Aduana Militar de Villa Zabaleta, bairro pobre de Buenos Aires, invadiu na Segunda a redação da revista La Garganta Poderosa e revistou a equipe sem ordem judicial, protesta a ONG Repórteres Sem Fronteira.
PONTO FINAL
Ferrari, Lamborghini, BMW e Jeep deram o título popular da Operação Miquéias da PF em Brasília: A Garagem Caiu.
________
contato@colunaesplanada.com.br