Coluna Esplanada

‘Eduardo vai ver quem é Marina’, diz Lula

Leandro Mazzini

Com dor de cotovelo pela aliança considerada forte, ou apenas um arroubo oral ao seu estilo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva levou às gargalhadas três integrantes da cúpula do PMDB durante sua passagem por Brasília na Terça.

Virou-se para o vice-presidente Michel Temer e soltou: ‘O Eduardo Campos vai ver quem é a Marina (Silva). Vai ver o carrapato que ela é’.

Chefe de Marina quando ministra, o petista, segundo aliados, sabe como ela é de difícil negociação e sem sintonia com projetos de Poder.

Há quem diga na base governista que a decisão impensada de aliança de Marina e Eduardo vai amarrá-lo na disputa presidencial e o fará já perder apoios importantes.

Marina e Eduardo têm se encontrado semanalmente para ‘não baterem cabeça’, como diz aliado do socialista. As assessorias de Lula e Temer não se pronunciaram.

Trato informal é Eduardo candidato, Marina vice. Mas tem gente apostando que isso pode mudar, porque ele precisa de um vice de outro partido que lhe traga tempo de TV.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook   

___________________

PONTE DA DISCÓRDIA

A encrenca que o presidente François Hollande arrumou para Dilma, que enrola a obra: Hollande avisou ao governo da Guiana Francesa que em Dezembro baixa ali de qualquer jeito para inaugurar a ponte Oiapóque-São Jorge, que Lula inaugurou inacabada há anos. É que o lado da Guiana está pronto, com guaritas e alfândega. Já a parte do Brasil.. nem guarita.

JUSTIÇA TARDA, MAS…

O deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA) pediu audiência pública para esclarecer caso de médico preso no Pará e condenado a 70 anos de prisão na década de 90, por assassinatos. É que o verdadeiro criminoso, livre, acaba de confessar as mortes.

E AGORA

A executiva do PMDB já aprovou e só faltam os suplentes pedirem os mandatos dos deputados Wilson Filho (PB) e Luiz Pitiman (DF), que trocaram a legenda pelo PTB e PSDB, respectivamente. O partido acha que o assunto morre. Os suplentes, não.

TALK SHOW

Aécio Neves inventou mais uma., Um talk show que rodará o país. O ‘Aécio Conversa’ estreia amanhã na sede do PSDB de Brasília com o governador Marconi Perillo.

NA ÓRBITA

A pedido de Minc, para agradar ao antecessor, Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, lança hoje no parque ecológico de Macuco (RJ) o sistema de cadastro rural por satélite.

PODEROSA

Caciques de Minas de olho na ascensão política-sindical de Beatriz Cerqueira, alçada à direção da CUT após a greve dos professores do estado. Era desconhecida até então, agora já fala de igual para igual com Aécio Neves e Marcio de Lacerda (PSB).

MEMÓRIA & TENDÊNCIA

Por falar em Aécio Neves, vem de mineiro atento: o tucano só perdeu uma eleição na vida pública, a que disputou contra Patrus Ananias (PT) em 1992 a prefeitura de BH. ‘Então, se sentir que entrará em bola dividida em 2014, ele abre para José Serra’.

A CASA É SUA…

A denúncia é do Sindicato dos Trabalhadores Portuários de Laguna (SC): os dirigentes do porto público indiciados por desmandos pela PF, Denise Pegorara e Luis Miguel Rivas – autorizariam a construção de escola, danceteria e mecânica na área do porto.

CERCO AO DR.

O PRÓVIDA luta contra a lei 12.845 sancionada pela presidente, a da profilaxia da gravidez – que na avaliação do movimento abre brecha para o aborto. Faz lobby em Curitiba e publicou nas redes sociais e cartazes os telefones do deputado Dr. Rosinha.

COCHILO

Presidente da Comissão de Seguridade e Família, Dr. Rosinha é relator do PL 6033, de Eduardo Cunha, que revoga a lei. A bancada evangélica dormira na tramitação.

EXAME DA ORDEM

O deputado Pastor Feliciano (PSC-SP) colhe assinaturas para a abertura CPI da OAB. Pretende apurar denúncias sobre o exame da Ordem. A entidade se mostra tranquila.

PONTO FINAL

Lula sabe quem é Marina. E a essa altura Obama já sabe tudo de Lula…