Coluna Esplanada

Em encontro com empresários, Lula lembra ligação com o Xerife

Leandro Mazzini

Um episódio em São Paulo comprova que o ex-presidente Lula era ligado a um chefão do DOPS durante a ditadura, embora não endosse a séria acusação de Romeu Tuma Jr. em seu livro, 'Assassinato de reputações',  de que o petista foi dedo-duro.

Em encontro reservado com empresários há dois meses, Lula ouviu críticas seguidas ao Governo Dilma, e apenas um executivo defendeu seu legado.

Lula soltou à brinca: ‘Me lembrou a minha época na cadeia. Todo mundo me maltratava, mas sempre aparecia um que tinha pena e dizia para cuidarem de mim’. Era Romeu Tuma, pai, o Xerife – mais tarde eleito senador e aliado do então presidente.

O encontro supracitado é o que Lula apresentou a grandes empresários o filho de José Alencar, Josué Gomes, na tentativa frustrada de fazê-lo ministro do Desenvolvimento. Lembre aqui.

Na prisão, Lula tinha codinome Barba. Tuminha, à época com 20 anos, lembra no livro que várias vezes viu Lula conversando com o pai delegado, e o chama de informante.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook    

____________________

MAIS DUAS

O Banco do Brasil pediu à PF que entre nas investigações em roubos de suas agências. Os casos se somam. Semana passada, agências BB de Coreaú e Frecheirinha, ambas no Ceará, foram alvo.

ESCOLHA DE MARINA

Não há certeza no PSB e na REDE de que Marina Silva será vice de Eduardo Campos na disputa presidencial, embora a chapa seja forte. Marina se filiou ao PSB pelo Acre, sua terra, e avalia se disputa o Governo contra os ex-aliados Viana, ou o Senado. O partido já encomendou pesquisas para nortear sua decisão.

MÁS NOTÍCIAS

A rádio corredor do Senado garante que a Casa Alta vai cortar entre 30% e 40% dos cerca de 300 funcionários terceirizados da Secretaria de Comunicação, rádio, TV e agência. É previsão para os próximos meses.

DESRESPEITO

Os usuários da linha Cruzeiro-Rodoviária em Brasília esperaram de 22h30 até à meia noite de Terça o ônibus, em vão. O veículo é da Viplan nº 138797, que tinha saída prevista às 21h40. Quem tinha dinheiro, dividiu táxi. Outros dormiram no ponto.

GRANDE SERTÃO 2013 

Nas livrarias o livro ‘Reféns da Seca’ (Carpe Diem), de Magno Martins. São 120 entrevistas com fotos de personagens do interior do Nordeste. Percorreu 7,2 mil km.

O CONSULTOR 

Surgiu o nome de Cid Benjamin para coordenar campanha de Randolfe (PSOL). Fundador do PT e jornalista, o ex-guerrilheiro dá entrevista hoje às 21h na GNews.

EMPREGÃO NO JEITINHO

Sem os adicionais dos cargos de confiança, extintos pelo aperto financeiro da gestão de Renan Calheiros, servidores do Senado disputam vagas no Instituto Legislativo Brasileiro, da Casa, como professores. As aulas rendem até R$ 5 mil de bônus. Mas alguns servidores não têm mestrado ou mesmo pós-graduação. Recorrem à ‘experiência no cargo’ na Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso. Segundo o Decreto 6.114/07, a hora/aula rende até R$ 300 – o que ganha um doutorado!

O PREÇO DA OPOSIÇÃO 

O governador Agnelo (PT) usa a máquina contra o ex-vice Paulo Octávio (PP). Além da operação da Polícia que cercou P.O. sobre suspeita de propinas para liberar obras, a Secretaria de Fazenda fechou quatro lojas do novo shopping do empresário, o JK em Ceilândia.

ALÍVIO NO CAMPO 

Foi aprovado em decisão terminativa na Comissão de Desenvolvimento Regional o PLS 622/11 da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que facilita renegociação de dívidas de produtores rurais do Nordeste. Ela está bronqueada com bancos.

AH, SENADORA..  

A senadora Vanessa Graziotin (PCdoB-AM) foi à tribuna criticar a doação de empresas a candidatos. ‘Eu adoraria não ter que recorrer’. Mas recorreu. Recebeu de 10 empresas em 2012 para sua campanha à prefeitura de Manaus.

EM CAMPANHA 

Candidatíssimo ao Senado pelo PT do Ceará, o líder do partido na Câmara, deputado José Guimarães, reuniu 20 prefeitos do Estado em encontro na Quinta em Brasília.