Coluna Esplanada

Em jantar com tucano, conselheiro de Dilma critica governo

Leandro Mazzini

Reverberam nos gabinetes de Brasília as críticas apimentadas extraídas do jantar que o empresário João Dória Jr. promoveu para petit comitê do PIB brasileiro em sua casa em São Paulo, dia 1º de abril.

O encontro foi homenagem a Aécio Neves, pré-candidato a presidente pelo PSDB. Entre um brinde e uma garfada, o empresário Jorge Gerdau, conselheiro da presidente Dilma Rousseff no Planalto, se queixou muito ‘da chefa’. E não foi só ele. No grupo estavam os maiores financiadores de campanha do Brasil.

Pode-se esperar mais para maio. O LIDE, grupo de João Dória, reúne os maiores empresários na ilha de Comandatuba (BA), e também ministros do governo.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook 

_____________________

TERMÔMETRO

Não vai bem a situação da senadora Kátia Abreu à frente da Confederação Nacional da Agricultura. Ela já foi mais benquista e poderosa.

PUXADINHO DE LUXO

Muitos voos lotados a partir de quinta não apenas para as bases eleitorais, mas principalmente para Miami, onde hoje já descansam alguns senadores e deputados.

A VOLTA DE PP

Conhecido por PP na Era Collor (em referência ao PC), Pedro Paulo Leoni Ramos caiu na mira da PF. Segundo o Estadão, a Investminas, de PP, transferiu R$ 4,3 milhões para empresa do doleiro Alberto Youssef, preso na Operação Lava Jato. PP foi Secretário de Assuntos Estratégicos no governo de Fernando Collor.

TÁ DIFÍCIL

A senadora licenciada Ideli Salvatti disputa a outra vaga do TCU reservada ao Congresso, a do ex-senador José Jorge — mas que é da cota da oposição.

NA MIRA

Do Banco Nacional de Mandados de Prisão, até ontem: 351.446 podem ser presas a qualquer momento; há 254.254 cumprindo prisão e outros 35.338 mandados expiraram.

PROMISSÓRIA$

Parlamentares estão desesperados com o futuro endosso do STF contra o financiamento de campanha por empresas. Não valerá para este ano, mas o modus operandi já enquadra muitos políticos que têm promissórias para esta e futuras eleições…

TAPA DE LUVA

A passagem da primeira-dama americana, Michele Obama, por Pequim no final de março foi simbólica, ao citar a liberdade de expressão e outros direitos, e um troco de um bastidor ocorrido há dois anos, contado a este repórter por professor de Harvard. Uma alta emissária do governo comunista visitou Harvard, e foi recebida pelo diretor, que agradeceu o envio de estudantes chineses, com bolsas pagas pela China. Ressaltou que Harvard é vanguarda na educação de líderes. E a chinesa, fria: ‘Por enquanto’.

DELEGADOS X CORRUPÇÃO

Os 250 delegados federais reunidos semana passada no VI Congresso Nacional dos Delegados de PF decidiram, em carta compromisso, intensificar combate à corrupção. Alertaram, porém, que a PF precisa de ‘aprimoramentos institucionais’, como investimentos em inovação tecnológica para obtenção de provas e melhor capacitação. Aliás, foi revelação do presidente da ADPF, Marcos Leôncio, ao Diário do Povo do Piauí, há dois meses: a PF tem 100 mil inquéritos abertos contra corrupção.

FALA, DONA CÁRMEN

Dia 29, o Ibmec Barra, no Rio, promove o Seminário Comunicação & Mercado no Brasil: Desafios e Oportunidades e recebe a ministra do STF Cármen Lúcia.

___________

contato@colunaesplanada.com.br