Coluna Esplanada

Operação Ágata usa dados sigilosos da Lava Jato

Leandro Mazzini

agata

Ágata 8 cerca fronteiras com dez países. Foto: forte.jor.br

A força tarefa de soldados e oficiais das Forças Armadas com a Polícia Federal na fronteira lançou mão de dados sigilosos das últimas grandes operações da PF contra o narcotráfico e combate ao crime de colarinho branco, como a Lava Jato – que prendeu o maior doleiro do país. Os soldados, delegados e agentes atuam com 10 países na fronteira, com lista sigilosa de criminosos, entre eles traficantes e mais doleiros, que podem tentar a fuga por terra e rios. A PF e o Ministério da Defesa não comentaram.

MONITORADA

A apreensão de 6 toneladas de maconha até cinco dias atrás, em várias operações, foi norteada por informações de operações e monitoramento anteriores da PF.

CONTINGENTE

Mais de 30 mil integrantes das Forças e da PF participam da Ágata 8 dia e noite nos 17 mil km de fronteiras. É a missão de Dilma para o vice Michel temer durante a Copa.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook  

________________________

VAI TER COPA

No mais, todas as atenções do primeiro escalão do governo federal estão voltadas para o sucesso da realização da Copa. Os serviços de cada setor não podem falhar.

REVELAÇÕES DO PODER

Os militares José Alberto da Cunha Couto e José Antônio de Macedo Soares lançam na terça, 27, em Brasília, o livro Gabinete de Crises, sobre os bastidores das análises do GSI e Abin criado na gestão FHC. Será às 19h no restaurante Carpe Diem da Asa Sul.

CAMPANHA NAS RUAS

Uma epidemia de adesivos tomou o estacionamento da Câmara dos Deputados de segunda para terça. Dezenas de veículos surgiram com o adesivo: ‘Fora Dilma, Agnelo junto!’

________________________

GERAÇÃO BRASIL (SEM NOVELA)

wadih

Wadih, ex-presidente da OAB-RJ, hoje da Comissão da Verdade no Estado – ele está surpreso com o engajamento da garotada no tema

Depois de realizar palestras com de jovens de escolas do Rio, o presidente da Comissão Estadual da Verdade, Wadih Damous, ficou surpreso com o interesse e a indignação dos estudantes com as barbaridades da ditadura. A turma quis saber se os torturadores foram presos e se a lei de anistia seria revista. ‘Quem pensa que os jovens se preocupam com o último tipo de celular está enganado’.

_______________________

APAGÃO 3G

As lojas da Nextel em Brasília irritaram clientes na segunda e ontem. Propalaram a chegada de aparelhos 3G e portabilidade, mas o sistema operacional pifou nos dois dias. A empresa reconheceu ‘falha sistêmica’, normalizada ontem à noite.

PISTA LIVRE

A Agência Nacional de Transportes Terrestres sofre esvaziamento de servidores, que pedem transferência para outros órgãos. Para piorar o cenário, a agência pediu ao governo concurso para 821, que só autorizou 135. Funcionários estão revoltados com as condições de trabalho e a falta de segurança na fiscalização.

_________________________

GRU

PASSAGEIRO SOFRE

Aconteceu ontem, dia em que a presidente Dilma inaugurou o novo terminal do Aeroporto Internacional de Guarulhos. Horas antes, agentes da PF promoveram, discretamente, operação tartaruga na imigração do aeroporto, a principal porta de entrada de estrangeiros no País. Na madrugada de ontem, com o dia amanhecendo, centenas de passageiros se amontoaram no setor de desembarque para o carimbo no passaporte. Muitos estrangeiros estranharam a demora de mais de uma hora no atendimento para o visto, o que deixou brasileiros envergonhados. Entre os passageiros, pacientes na fila estavam a apresentadora Adriane Galisteu e a modelo Isabeli Fontana.

__________________________

MEDO NO AR, E NO CHÃO

O fechamento do espaço aéreo durante jogos da Copa nas cidades-sedes, ordem do governo, contrariou companhias que mudaram rotas. A maioria vai ficar no chão e somar prejuízos. Para as aéreas, o governo não se garante – tampouco elas – contra possíveis atos terroristas.

ESPLANADA ESPORTES

Muito vaiados na derrota para o Goiás, jogadores do Botafogo pediram para a diretoria não mandar jogos em Juiz de Fora (MG), cidade próxima ao Rio com torcidas organizadas de times cariocas. A partida com o Vitória, domingo, deverá ser em Volta Redonda (RJ). Não se fazem mais jogadores como antigamente..

FESTIVAL DE TERROR

A piada no Congresso é que é de dar medo até na atriz Regina Duarte a propaganda partidária do PT na Televisão. Regina foi criticada pela frase ‘Tenho medo’, na propaganda do PSDB em 2002. A do PT agora prevê que, sem o partido no poder, muitos voltarão à miséria. A Hora do Pesadelo, o famoso filme, perde em temática para os dois partidos.

PONTO FINAL

Atentem vigaristas em atividade: Com a iminência das campanhas pululam na web ofertas de canetas, relógios e chaveiros espiões. Gravam áudio e vídeo.