Coluna Esplanada

Exército remodela centro de inteligência para monitorar movimentos sociais

Leandro Mazzini

exercito

O ministro da Defesa, Celso Amorim (CE), visita com o comandante do Exército, Enzo Peri (E) e oficiais o Centro de Guerra Cibernética, no último dia 10. Foto: ABr

Atualização Terça, 29, 12h25: Por ordem do Alto Comando, o Centro de Informações do Exército (CIE) vai se reestruturar por completo. Já começou a reforçar as áreas de inteligência e de contra-inteligência e, o mais relevante, volta a ter papel a área de operações. O alvo prioritário do novo CIE são os monitoramentos de movimentos sociais em ebulição nas ruas.

Outra decisão do Alto Comando é que haverá também investimento em tecnologia no Centro de Guerra Cibernética, cuja sede é em Sobradinho (DF), diante da ameaça de terrorismo virtual na conjuntura atual.

A readequação era planejada há anos e surge na esteira da convulsão de atuações de black-blocs, sem-teto e sem-terra com atividades similares a guerrilhas urbanas e rurais, diante de provas de ligações destes grupos com organizações criminosas das grandes capitais.

Antigos oficiais de inteligência e de operações especiais, hoje na reserva, estão sendo convocados para treinar nos novos quadros do CIE.

CLIPPING

Há mais de 20 anos, segundo fontes, a atuação do CIE vinha se limitando a clippagem de notícias e investigações internas do Exército. Durante a ditadura militar, o CIE tinha total autonomia operacional na caçada aos adversários políticos do regime, formando uma espécie de governo paralelo.

DETALHES, NÃO

A assessoria do Exército confirma a reestruturação do Centro de Informações, mas, por motivos óbvios, não informa detalhes nem de como vai atuar daqui para a frente.

Atualização Quinta, 7, 21h35 – Em nota enviada nesta quinta à Coluna, o Ministério da Defesa, em síntese, nega que o Exército vá monitorar movimentos sociais.

À ocasião da revelação da Coluna, o Exército, apesar de ter confirmado a reestruturação do Centro de Inteligência, negou-se a soltar nota oficial.

‘As atribuições da 4º Subchefia do Comando de Operações Terrestres (Coter) (..) são Preparo e emprego da Força Terrestre; Gestão da estrutura do Sistema Operacional Informações, integrando as atividades de Inteligência Operacional, Guerra Eletrônica, Defesa Cibernética, Comunicação Social e Assuntos Civis’.

Ainda segundo o MD, ‘as informações utilizadas pela 4 º Subchefia do Coter são apenas os dados de inteligência utilizados exclusivamente na preparação das operações às quais a Força Terrestre é chamada a atuar’, em parceria com o Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin). Está registrado.

Siga a coluna no Twitter e no Facebook  

_______________________

PRIMEIRA BATALHA

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) promove amanhã em Brasília o Diálogo da Indústria com Candidatos à Presidência, para debater políticas para o setor. Aécio Neves, a presidente Dilma e Eduardo Campos confirmaram presença, de acordo com a assessoria da CNI.

PENSANDO LONGE

É otimismo exacerbado ou necessidade antecipada.. A presidente Dilma deixará para o sucessor ou como compromisso para ela mesma a Conferência Nacional de Política Indigenista. Saiu no Diário Oficial decreto convocando o encontro para 17 a 20 de novembro de… 2015. Para debater a relação do Estado com os povos indígenas do Brasil.

SOBROU PARA O CEO

Na entrevista ao UOL/Folha/SBT/Jovem Pan ontem, a presidente Dilma não escondeu a insatisfação com o caso e diz que chamará às falas o CEO do Santander Brasil. O banco divulgou carta em extratos alertando para risco de reeleição da petista.

NOVELA REAL

Rebu entre movimentos católicos e militantes petistas. A co-fundadora da Comunidade Shalom de Fortaleza espalhou nas redes sociais que quem votar no PT para presidente ‘está automaticamente excomungado’. ‘Infelizmente, com uma possível vitória do PT, estaremos entrando (..) no comunismo moderno’, escreveu Maria Emmir Nogueira.

GUERRA ELEITORAL

O ministro do TSE Admar Gonzaga determinou em liminar a retirada de propagandas na internet com elogios a Aécio Neves e críticas ao governo da presidente Dilma. Nos anúncios apareciam as frases ‘Saiba como proteger seu patrimônio em caso de reeleição da Dilma, já’, e ‘Que ações devem subir se Aécio ganhar as eleições? Descubra aqui’.

PONTO FINAL

‘Todos nós erramos porque a gente não tinha ideia do grau de descontrole do sistema financeiro. O mundo errou’.
Dilma Rousseff, presidente da República, em entrevista ontem.